Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

TEATRO DA UNIARP

Lançado livro sobre a história da Educação Superior na região de Caçador

Lançamento contou com a presença do primeiro bispo de Caçador Dom Orlando Dotti, além de conselheiros, ex-presidentes da Fundação de Caçador e colaboradores

18/12/2013 às 16:25

Imprimir

Foi realizado domingo (15) no Teatro da UNIARP o lançamento do livro: A história da Educação Superior na região de Caçador de autoria da jornalista Angela Cardoso dos Santos com participação do reitor professor Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos.
A partir de depoimentos e informações coletadas em atas e outros documentos, a obra resgata a história dos mais de 40 anos de trabalho para a oferta de cursos de formação superior na região, ação que começou com a Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (Fearpe) e segue hoje com Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp).
O lançamento contou com a presença do primeiro bispo de Caçador Dom Orlando Dotti, fundador da Fearpe, presidente da UNIARP engenheiro Gilberto Seleme, prefeito Beto Comazzetto, bispo diocesano Dom Severino Clasen, atleta Júnior Cigano dos Santos, além de conselheiros, ex-presidentes da Fundação de Caçador e colaboradores.
Em seu pronunciamento a jornalista Angela Cardoso agradeceu a sua família, ao engenheiro Gilberto Seleme, professor Moacir Salamoni, aos colegas da Uniarp e também aos participantes da obra. “Acho que consegui cumprir o objetivo que era resgatar a história da Educação superior a partir de depoimentos de algumas das pessoas que contribuíram para isso. Não é algo completo, nem definitivo. Mas é verdadeiro”.
O bispo Dom Orlando Dotti falou da emoção de voltar para a Universidade que ajudou a construir e recordou momentos determinantes para a educação superior em Caçador. “Era preciso formar professores. Até então, para fazer um curso superior, os moradores de Caçador e de outros municípios da região precisavam ir para Curitiba ou Florianópolis. As pessoas que trabalhavam comigo eram muito capazes e isso fez com que eu, de fato, começasse novamente a me integrar no processo do ensino superior”.
O engenheiro Gilberto Seleme destacou a importância da Universidade para a região e agradeceu o empenho de todos os colaboradores. “Acredito que o destino não é inevitável, é uma questão de escolha. Quem faz a escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos. E aqui na Universidade estas escolhas acontecem. Em nossa gestão foram mais de quatro mil pessoas que se formaram, seja nos cursos de graduação, pós-graduação ou mesmo no Colégio de Aplicação. Acredito também que demos nossa contribuição para a história da região com o impulso tecnológico das engenharias. Da mesma forma como a Fearpe, formando professores, fato que foi um divisor de águas na região em uma época onde tudo era distante e um pouco mais complicado”.
Homenagens
A noite também foi de homenagens na UNIARP. Placas foram entregues para o bispo Dom Orlando Dotti e também para todos os ex-presidentes da Fundação.
O evento de integração e encerramento do ano foi realizado em parceria com a Associação de Professores e Funcionários da UNIARP e contou ainda com Show de Stand Up Comedy com Diogo Portugal.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR