Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Monumento religioso foi construído em 1959 para cumprir uma promessa
A gruta de Nossa Senhora de Lurdes, localizada na comunidade do Castelhano completou 54 anos de construção neste dia 22 de novembro e para marcar a data, será celebrada uma missa festiva neste domingo, às 09 horas. O local visitado diariamente por vários devotos da santa foi construído para pagar uma promessa feita pelo senhor Pedro Canalli em 1959. Para realizar a obra ele contou ainda com a ajuda de seu cunhado Constantino Casagrande, orientados pelo padre José Chamot.
Pedro Canalli chegou à Caçador no ano de 1942 com sua família, indo morar no Castelhano. As dificuldades eram muitas, pois muitos animais morriam e as plantas não vingavam. Pedro então fez uma promessa que se tudo melhorasse construiria uma gruta para Nossa Senhora de Lurdes. O local escolhido foi doado pelo senhor Aléssio Bortolon. No princípio tinha um acesso difícil e decidiram que a gruta seria no paredão de rocha. Nos finais de semana, ambas as famílias trabalhavam na construção, quebrando pedras com marretas e abrindo caminho com picaretas.
Padre José Chamot mandou vir a imagem, mas nunca revelou de onde ela veio. Em 22 de novembro de 1959 a imagem chegou à Caçador e foi levada em procissão até a gruta. Mais tarde a empresa Adami comprou o terreno e manteve o acesso para a população. A manutenção da gruta sempre foi feita pelas famílias, passando de geração para geração, sempre em parceria com a empresa, que sempre dedicou atenção para as melhorias e benfeitorias do local. Os organizadores esperam que a comunidade prestigie esse momento de fé e gratidão.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão