Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Novas sementes farão parte do paisagismo nas praças, jardins, ambientes escolares e campanhas ambientais
Com o objetivo de produzir novas mudas de árvores no Horto Florestal a Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) realiza de novembro a dezembro a Campanha de Coleta de Sementes em toda região. Estas novas sementes farão parte do paisagismo nas praças, jardins, ambientes escolares, campanhas ambientais, enriquecimento de Áreas de Preservação Permanente (APP’s), arborização urbana e outras atribuições na Educação Ambiental.
De acordo com o presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, a produção de mudas nativas é fruto de um trabalho realizado junto com a comunidade, onde é feita a coleta das sementes quando a espécie esta produtiva, em seguida levadas para secagem ao sol. “Seu plantio ocorre em estufa e após a formação do broto são transferidas para o viveiro em sacos apropriados para seu crescimento, até se desenvolver em tamanho ideal para plantio”, relata.
No ano de 2013 a Fundema já realizou a doação de 9.549 mudas nativas para a comunidade local. O Horto Florestal deixou disponível para a doação, cerca de 15.000 mudas para esse ano e dessas restaram 5.451. “Ressaltando que o estoque de sementes esta baixo com apenas três espécies (Araçá, Extremosa e Guabijú), sendo uma quantidade muito inferior perto da demanda de fornecimento para a comunidade”, completa Pavelski.
Entre o mês de novembro e dezembro as espécies nativas que estão com produção de sementes são Vacum, Vassourão-Preto, Pimenteira, Copororoquinha, Ipê Amarelo, Camboatá, Canela Lageana, Ovaia, Pinho Bravo, Miguel Pintado, Vassourão-Branco, Guabirova, Bugreiro, Guabijú, Espinheira Santa e Guamirim. Recomenda-se aos doadores, que as sementes sejam entregue imediatamente após a coleta, para que a mesma não sofra danos por contaminação, assim tendo maior poder germinativo no plantio.
A Fundação fica a disposição da população para o recebimento e recolhimento das sementes ou frutos. Os moradores que queiram colaborar com essa ação ambiental podem entrar em contato com a Fundação, localizada na Rua Emília Gioppo Brasil, nº 510, Bairro Gioppo (Antiga oficina da Prefeitura) ou ligar no (49) 3567-2880.
CDL Caçador divulga sugestão de horário para o comércio no Natal 2024
26/11/2024 - 10:33Trator tomba e condutor fica ferido, na Linha Rio Bugre
25/11/2024 - 19:29Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024