Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Em reunião na manhã desta segunda-feira (23) o prefeito de Caçador, Beto Comazzetto, assinou o decreto instaurando situação de emergência no município, decorrente das fortes chuvas que provocaram a cheia do Rio do Peixe, que alagou diversos bairros, atingindo cerca de 150 casas e estabelecimentos, envolvendo aproximadamente 300 pessoas que se encontram desalojadas. O decreto foi entregue ao coordenador da Defesa Civil em Caçador, Sérgio Eloy Bisotto, que repassará a Defesa Civil do Estado e posteriormente ao órgão em nível nacional, com relatório das ocorrências.
Bisotto comenta que às 7h30 da manhã desta segunda-feira o Rio do Peixe estava 2,75 metros acima do nível normal. Mais de 60 pessoas estão em abrigos oferecidos pela Prefeitura desde a tarde de domingo, dia em que a cheia foi maior. No local todos receberam colchões, cobertores, alimentação e roupas chegavam constantemente através de doações. Os demais cidadãos com o apoio de todos os órgãos e entidades envolvidas, foram buscar abrigo na residência de amigos e parentes. A secretária municipal de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos, declara que as pessoas permanecem nos abrigos até o meio dia de hoje, enquanto é feito o levantamento dos estragos causados pelas inundações e a possibilidade de retorno dos caçadorenses para suas casas.
“O decreto de situação de emergência se faz necessário para eliminar as questões burocráticas neste momento difícil pelo qual nosso município está passando. Com o documento é possível rapidamente solicitar recursos junto aos Governos do Estado e Federal, para a aquisição do que for preciso visando a reestruturação das áreas atingidas, assim como o atendimento aos cidadãos desalojados. Desde já quero agradecer o empenho de todos os envolvidos e do governador Raimundo Colombo, que prontamente deixou a Secretaria de Estado da Defesa Civil a disposição de Caçador para o que for preciso”, disse Beto Comazzetto.
O prefeito aproveitou para agradecer toda a equipe das secretarias municipais da Prefeitura envolvidas nas ações do final de semana, além da Defesa Civil Municipal, Tiro de Guerra, Bombeiros Voluntários, Câmara de Vereadores, Acic, Uniarp, igrejas católicas e evangélicas, entidades, clubes de serviço, empresas que forneceram caminhões para o transporte de móveis de moradores e também de alimentação e doações, assim como aos cidadãos comuns que estavam ao longo do domingo buscando ajudar quem precisava.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão