Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

REPRESENTAVIDADE

Reitor Adelcio Machado participa de evento cultural na capital

17/09/2013 às 12:17

Imprimir

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (Acijo), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou da celebração de centenário de nascimento do artista plástico Willy Zumblick, realizada no auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina.
O evento contou com a presença de destacadas lideranças do âmbito político e cultural: Presidentes da Assembleia Legislativa – Joares Ponticelli; do Tribunal de Contas – Salomão Ribas Júnior; do Conselho Estadual de Educação – Maurício Pereira; da Academia Catarinense de Letras – Péricles Prade; do Instituto Histórico e Geográfico – Augusto César Zeferino; do Reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) – Sebastião Salésio Herdt; do Vice-Prefeito Municipal de Florianópolis – João Amin; e outras figuras de relevância, tal como o jornalista Moacir Pereira.
O Reitor Adelcio ressalta o vínculo de Willy Zumblick com o Alto Vale do Rio do Peixe, visto que produziu muitas pinturas relativas aos episódios do Contestado. Acerca deste fato, assim se manifesta o Prof. Alcide Buss: “Soube documentar como ninguém os embates coletivos, como a Guerra do Contestado”.
A respeito do artista cuja memória se celebrou, a Profª Léia lia Pereira da Silva Nunes presta as seguintes informações: “Willy Alfredo Zumblick, verdadeiro patrimônio artístico catarinense, descreveu com muita sabedoria e sensibilidade, no seu caminho de vida e de arte, a história cultural de Santa Catarina. Foram setenta e cinco anos de dedicação à arte, transportando para as telas, com inegável talento, os tipos humanos, o cotidiano, os costumes, os folguedos, as festas tradicionais, as manifestações mais significativas da cultura popular e, principalmente, a história catarinense. Nasceu na cidade de Tubarão, no sul do Estado de Santa Catarina, a 26 de setembro de 1913, filho do imigrante alemão Roberto Zumblick e de Ida Furghsti (dona Neném), de ascendência italiana.
Seu pai era relojoeiro e, em 1902, abriu a Rua Coronel Colaço, a popular Rua da Igreja, e Relojoaria Zumblick, revelando-se um profissional competente, comerciante integro e respeitado por toda a sociedade tubaronense. No mesmo endereço, há cento e onze anos, a Relojoaria e Ótica Zumblick mantêm a tradição de bem servir, honrando a memória do imigrante Roberto e de Willy Zumblick, o ótico pintor.”
Explica o Reitor Adelcio que a arte espelha os paradigmas hegemônicos da evolução cultural. Com isso, infere-se que é de fundamental importância que o conhecimento da arte integre a formação dos profissionais de educação.
Conclui que a arte colabora com a educação na tarefa de lapidar a personalidade do ser humano.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR