Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Assunto foi tratado durante visita da coordenadora nacional das políticas de enfrentamento da violência contra a mulher, Janeth Anne Almeida
O prefeito Imar Rocha deverá encaminhar nos próximos dias para a Câmara Municipal, projeto de lei autorizando a adesão ao Pacto Nacional, além da criação de uma coordenadoria específica para o assunto, no âmbito da Secretaria de Assistência Social. A medida permitirá que o Município possa assinar convênios e consiga recursos para a construção de centro de referência, compra de veículos e contratação e capacitação de funcionários para a área.
Janeth Almeida fez um resgate da história caçadorense na organização das mulheres, lembrando que a juíza Livia Rocha Cobalchini fez a primeira defesa para implantação de uma delegacia especializada na comarca de Caçador. “Fizemos após um abaixo assinado com mais de 5 mil adesões e o início da articulação para a criação da Associação Maria Rosa, que hoje atende as mulheres vítimas de violência, através de convênio com a prefeitura”, lembrou.
Ela citou que os números em Caçador são preocupantes, lembrando que em 2008 foram 690 casos e que a média tem se mantido. Ela lembrou ainda de alguns casos não esclarecidos ou onde o agressor não foi condenado, gerando um sentimento de impunidade para a comunidade. A intenção é que Caçador seja um centro de referência regional, atendendo todas as cidades que integram a SDR.
Para que a idéia funcione, segundo Janeth, será necessário que todas as secretarias trabalhem de forma conjunta, além de entidades que atuam com a questão. “ É um trabalho de transversalidade, criando uma rede de enfrentamento em todos os níveis e para todas as idades. A saúde deverá notificar os casos de violência para que os dados sejam os mais próximos da realidade”, destaca.
O prefeito Imar agradeceu a coordenadora pela visita e pediu que ela auxilie a administração municipal na capital federal. “Temos que valorizar e aproveitar essa função estratégica que a Janeth ocupa, para buscarmos ajuda”, afirmou Rocha. Acompanharam a audiência ainda a secretária municipal de Assistência Social Marinês Colaço e a coordenadora do CREAS, Débora Cunha Almeida.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão