Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, formalizou cumprimentos aos colegas administradores pelo transcurso de seu dia, verificado dia 9 de setembro. Esta data emana da Resolução CFA nº 65, de 09 de dezembro de 1968.
Adelcio também é administrador, registrado no Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA/SC) sob o nº 21.65.
A profissão foi regulamentada pela Lei nº 4769, de 09 de dezembro de 1965. Após, o Presidente da República baixou o Decreto nº 61934, de 22 de dezembro de 1967, minudenciando o exercício da profissão.
Este documento, nos termos de seu art. 3º, define as atribuições exclusivas do ofício: “a) elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização; b) pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, relações públicas, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos; (2) c) exercício de funções e cargos de Administrador do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal, Autárquico, Sociedades de Economia Mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; (1)d) o exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração; e) magistério em matérias técnicas do campo da administração e organização.”
A respeito da data, o Reitor Adelcio cita magistério da autoria do Adm. Sebastião Luiz de Mello: “Nesses 48 anos de regulamentação da Administração tem-se que comemorar. Afinal, a profissão cresceu muito no país. Basta ver, por exemplo, os números do Censo da Educação Superior 2010 realizado pelo Ministério da Educação. A pesquisa mostra que o curso de Administração é o que tem maior número de estudante no país: 705.690. O país tem, ainda, mais de 2.600 cursos de Administração e, por ano, são formados cerca de 114 mil Administradores. Foram muitas as conquistas ao longo desses anos. A primeira delas, de fato, foi a regulamentação da profissão por meio da Lei 4.769/1965. A partir de então os Administradores passaram a contar com um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão e muita coisa aconteceu como uma intervenção federal, a alteração do nome da profissão de técnicos de administração para Administrador, a conquista da sede própria em Brasília, o Sistema passou a se fazer presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.”
Por fim, Adelcio reitera afetuosas felicitações às colegas e aos colegas da Administração, que tanto contribuem para o desenvolvimento nacional.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão