Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O objetivo é proporcionar um olhar diferente sobre esta revolução que durou dez anos e é considerada uma das mais importantes da história do Brasil
A Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal de Cultura, Museu do Contestado e Associação de Amigos do Museu do Contestado promove desde a quinta-feira (5) a Exposição sobre a Revolução Farroupilha. O objetivo é proporcionar um olhar diferente sobre esta revolução que durou dez anos e é considerada uma das mais importantes da história do Brasil.
De acordo com o coordenador do Museu do Contestado, Júlio Cezar Corrente, a Exposição busca oportunizar ao público caçadorense uma forma de conhecer melhor os acontecimentos que permearam essa revolta culminando na criação das Repúblicas Rio Grandense e República Juliana.
A exposição contará com objetos de uso de montaria, vestimentas do cotidiano da lida do gaúcho no campo, as chamadas “piuchas”. Também será apresentado aos visitantes vídeos ilustrativos sobre a revolução, as causas, os líderes e a contribuição de afrodescendentes – Os Lanceiros Negros.
“A exposição faz parte das comemorações da Semana Farroupilha de Caçador, promovida pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), e da agenda da 7ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiros de Museus (IBRAM), que ocorre todos os anos e neste ano tem como tema norteador “Museus Memória e Cultura Afro-brasileira”, acrescenta Júlio.
A exposição seguirá até o dia 30 de setembro na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Contestado. Os agendamentos para visitações guiadas podem ser realizados através do telefone: (49) 3567-1582.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão