Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

LEGISLATIVO

Saúde e Segurança são temas de Palavra Livre na Câmara

Secretária interina, Luzia dos Santos, apresentou os trabalhos e programas desenvolvidos na área; Padre João Claudio Casara convidou a população para o Seminário de Gestão de Risco e Prevenção de Desastres

21/08/2013 às 01:08

Imprimir

Diversas lideranças comunitárias participaram da reunião ordinária realizada terça-feira (20), no Plenário Osvaldo José Gomez. A Casa Legislativa apreciou e aprovou duas moções vinculadas à Saúde, buscando melhorias à comunidade de Caçador. Uma delas encaminhada ao Senado, solicitando maior número de médicos e outra ao Governo do Estado de Santa Catarina, solicitando a implantação de uma policlínica no Município.
“Estamos apenas reavivando aquilo que em campanha o governador prometeu e nós entendemos ser uma necessidade para nossa população; se ele prometeu na oportunidade era o que ele poderia oferecer. A moção enviada ao Senado da República solicita assistência a um projeto que tramita naquela Casa, de médicos, não apenas aos municípios com 30 mil habitantes, mas com até 100 mil, o que contemplaria o nosso Município e de muitos outros nesse país”, detalha o presidente da Câmara, Carlos Evandro Luz.
“Recebemos ainda o padre João Claudio Casara que discorreu sobre o Seminário de Gestão de Risco e Prevenção de Desastres voltado à segurança de pessoas, em especial os que têm maior vulnerabilidade social. E por fim, a secretária de Saúde, Luzia dos Santos, que fez uma radiografia da Saúde em Caçador e respondeu a diversos questionamentos dos senhores vereadores; afinal, nosso objetivo não é outro senão vermos as necessidades e sentirmos as dificuldades para podermos auxiliar no processo”, finaliza.
Gestão de Risco e Prevenção de Desastres
Na ocasião o padre João Claudio Casara fez uso da tribuna para divulgar o Seminário de Gestão de Risco e Prevenção de Desastres promovido pela Cáritas Regional e Diocesana de Caçador através do Projeto Prevenção de Emergências, Construindo Comunidades mais Seguras.
“O desenvolvimento desse projeto prevê uma série de ações e mobilização das comunidades tendo em vista a formação com práticas pedagógicas de prevenção das situações de emergências, como vendavais, enchentes entre outras que geram problemática na sociedade. Por isso, convidamos a população para ajudar nessa discussão que envolve a realidade de nossas comunidades, sobretudo as que enfrentam situações de vulnerabilidade social e de emergência”, informa o padre.
PAUTA: De acordo com o padre Casara, serão abordados temas de conceito, risco, e organização da comunidade, dos núcleos de Defesa Civil junto da assessoria do professor Marcos Ferreira, da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento será realizado no próximo dia 30 no Plenário Joaquim Scolaro da Câmara de Vereadores das 9h às 17h.
Secretária apresenta relatório de atividades

Atendendo ao convite dos vereadores da Casa Legislativa, a secretária interina municipal de Saúde, Luzia Michelina dos Santos participou da sessão fazendo esclarecimentos sobre a pasta. “A presença da secretária foi solicitada através de um requerimento, desde o início do ano, por isso viemos aqui para mostrar o trabalho que está sendo desenvolvido na secretaria”, explica a responsável pela pasta.
Conforme a responsável interina da Secretaria de Saúde, mesmo sendo complexo por atender situações de urgência e emergência, o segmento já mostra melhorias. “Durante esses oito meses pudemos verificar avanços em alguns indicadores; tais como a estratégia da Saúde da Família; onde podemos perceber a maior adesão da comunidades aos grupos de hipertensos, diabetes, de gestantes; um trabalho de prevenção”, explica.
Questionamentos relacionados ao Pronto Atendimento foram abordados durante a Palavra Livre, tal como a falta de profissionais e a contratação de novos médicos através de processo seletivo realizado recentemente. “A expectativa é que esses profissionais sejam contratados até começo de setembro; e hoje a secretaria tem como prioridade a atenção básica e a saúde preventiva; e sabemos que a passos lentos vamos conseguir melhorar a qualidade de vida de toda a população”, conclui.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR