Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O CEO é um Programa Federal baseado no “Brasil Sorridente” que tem como objetivo realizar tratamentos específicos gratuitos a população
A Prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a população, na sede da Secretaria (Pet), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) setor da saúde bucal responsável por tratamentos especializados. O CEO conta com oito profissionais que atendem diariamente a população ao receberem os encaminhamentos dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para cuidados específicos.
O CEO é um Programa Federal baseado no “Brasil Sorridente” que tem como objetivo realizar tratamentos específicos gratuitos a população. De acordo com o coordenador da Saúde Bucal no município, Luiz Henrique Grando Padilha, Caçador é uma referência quanto a este atendimento, pois atua em seis especialidades. “Oferecemos a população profissionais especialistas em cada área, o que faz de nós um dos municípios pioneiros a apresentar um programa completo como este”, ressalta.
As especialidades oferecidas são: ortodontia que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada; atendimento a pacientes especiais; endodontia que realiza o tratamento de canal; periodontia que está ligada ao tratamento de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva; cirurgias bucais; próteses para pessoas acima de 60 anos; e odontopediatria que consiste no atendimento de crianças até 6 anos.
O atendimento em todas essas especialidades é realizado nos períodos matutino e vespertino de segunda a sexta-feira na sede da Secretaria Municipal de Educação, sendo que cada especialidade obedece a uma lista de demanda. Atualmente a especialidade com mais encaminhamentos é a endodontia, para tratamento de canal.
“É importante que a população compreenda que para a realização do atendimento em cada uma das especialidades oferecidas é necessário que primeiramente haja a visita a uma Unidade Básica de Saúde que apresente um profissional dentista. Somente se este profissional achar necessário o tratamento especializado, ele realizará o encaminhamento para o CEO, onde a pessoa solucionará o problema quanto a sua saúde bucal”, afirma Padilha.
A atenção básica
O coordenador da Saúde Bucal, Luiz Henrique Grando Padilha, explica que o ideal para a população é que o atendimento odontológico possa ser realizado nas UBS. “Estamos trabalhando para uma restruturação no setor de Saúde Bucal, para que possamos priorizar a atenção básica nos postos de saúdes, levando profissionais a eles e melhorando o atendimento, para que as pessoas possam receber o tratamento adequado em um momento certo, evitando complicações e problemas mais sérios”.
17/10/2013 - 11:40 | eu
é palavras bonitas ..mas resolver o problema ta muito longe
20/08/2013 - 19:29 | eu mesmo
mentira desculpa mais e mentira os proficionais estao la mais so pra fazer obturaçao precisei a algum tempo de um tratamento de canal e tive que pagar porque eles nao fariam o tratamento porque se tratava de um tratamento especifico entao e mentira
18/08/2013 - 16:19 | eu
quantas palavras bonitas ms como tudo na saude nao funciona a populacao continua sem dentes
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros