Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Nesta quarta-feira (14) a Prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) realizaram, no Horto Florestal, o Lançamento do Projeto Horto de Plantas Medicinais, conhecido no Brasil como Farmácia Verde ou Farmácia Viva. O evento contou com a presença do secretário de Agricultura, Eduardo Scapinelli, o reitor da Uniarp, Adélcio Machado dos Santos, o presidente da UNIARP, Gilberto Seleme e o prefeito Gilberto Comazzetto.
O projeto tem como objetivo oferecer aos cidadãos caçadorenses, de forma gratuita, ervas medicinais devidamente embaladas e com seus corretos princípio ativos, para tratamentos a base de chá. Como explicou a farmacêutica bioquímica e professora da Uniarp, Patrícia Santos, o projeto ainda esta em processo inicial, pois há diversas plantas ainda em fase de crescimento. “Já realizamos o primeiro corte, o processo de secagem e a embalagem de algumas plantas, porém ainda em escala pequena. Acreditamos que em novembro já teremos uma grande quantidade, para assim podermos iniciar o processo de distribuição nas farmácias do Sistema Único de Saúde (SUS) e na Farmácia Escola da Uniarp”.
O secretário Municipal da Agricultura, Eduardo Scapinelli, ressaltou que na parceria a Prefeitura de Caçador entrou com a mão de obra nos canteiros e os cuidados necessários, já a Uniarp se responsabilizou pela pesquisa, estrutura e as sementes. “Possuímos uma equipe composta por estudantes, professores da Universidade e profissionais da Prefeitura para a realização deste projeto que tem como intuito complementar os medicamentos utilizados para algumas doenças, sendo que em dosagem correta as plantas medicinais podem diminuir significativamente alguns problemas corriqueiros nos cidadãos, como dores de cabeça, estomacais, entre outras”.
De acordo com o prefeito Gilberto Comazzetto, é importante aglutinar forças e estabelecer esta parceria com a Universidade, trabalhando para o incentivo da pesquisa e do auxílio ao cidadão. “Projetos como este trabalham dois grandes pontos, que é a formação de bons profissionais e a alternativa para a melhora da saúde dos cidadãos. Com o desenvolvimento deste trabalho ajuda-se na entrada dos alunos ao mercado de trabalho e na oferta de ervas medicinais para população, melhorando os índices da saúde em vários setores”, completa o prefeito.
As plantas medicinais
As plantas em desenvolvimento no Horto Florestal são Cidreira/Melissa; Camomila; Sálvia/ Sabiá; Alecrim rosmarinho; Anis erva doce; Hortelã; Funcho doce; Absinto/Losna; Malva; Tanchagem; Espinheira Santa e Pontalívio.
Segundo Patrícia estas plantas estão em listas de efeitos comprovados. “Além das pesquisas realizadas na Uniarp, grande parte destas ervas tem comprovação científica de eficácias quanto a tratamentos de doenças. Salientando que este projeto teve início nas Universidades do Nordeste e com o passar do tempo se distribuiu por todo o país”, conclui.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão