Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O mês de Agosto se caracteriza pela época de queimadas, prática comum nas propriedades rurais. Apesar da queimada ser um método tradicional de renovação de pastagens, ela só é permitida com licença ambiental expedida pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e sob a supervisão de um engenheiro agrônomo ou florestal.
O gerente regional da Fatma em Caçador, Dario Francio ressalta que a queimada em campo nativo deve ser feita da forma correta. “É preciso que os agricultores/ produtores cuidem com a direção do vento, avisem os vizinhos para que eles fiquem preparados ao cheiro exalado pela fumaça, além de fazê-la de uma forma controlada”, completou.
Francio ressalta que quem tem interesse deve procurar a entidade para realizar o cadastro e apresentar a documentação exigida para liberação. “Se não tiver um cuidado com as queimadas, ela pode se alastrar e causar grandes transtornos”.
Para conseguir a autorização da Fatma, o produtor deve contratar um engenheiro agrônomo ou florestal para desenvolver o projeto, apresentar documentos, como, por exemplo, dados da propriedade e pagar um taxa.
A Fatma trabalha em parceria com a Polícia Ambiental no controle das queimadas. “Só a Fatma pode conceder a licença aos produtores, mas na questão de fiscalização tanto a Fatma quanto a Polícia Militar Ambiental podem realizar a autuação”, ressaltou Dario, completando que a queima controlada sem autorização é punível com multa de R$ 1 mil por hectare.
Desde 2011, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) mudou a legislação para evitar as queimadas ilegais.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão