Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A jurisdição do órgão, cuja sede reside em Caçador, abrange o Meio Oeste catarinense. O Presidente da ACI, Jornalista Ademir Arnon de Oliveira, coordenou o ato de posse
O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, tomou posse no cargo de Diretor Regional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).
O evento contou com articulação interinstitucional, nomeadamente ACI, ACIJO, Uniarp e FIESC. A jurisdição do órgão, cuja sede reside em Caçador, abrange o Meio Oeste. O Presidente da Presidente da ACI, Jornalista Ademir Arnon de Oliveira, coordenou o ato de posse.
Trata-se da sexta Diretoria Regional da ACI, ao lado das já existentes: Oeste – Chapecó; Norte – Joinville; Sul – Criciúma; Vale do Itajaí – Blumenau; e Sul – Laguna. Para Ademir, existência da Diretoria Regional da ACI demonstra a pujança de Caçador e da região, bem como Adelio orgulha a imprensa catarinense.
Em seu pronunciamento de posse, Adelcio observou que vivemos na sociedade da informação. Assim, a mídia adquire maior relevância, visto que por meio dela as pessoas e as organizações partilham as informações e podem transformá-las em conhecimento para interpretação de fatos ou aplicação na vida prática
Também a importância da informação se encontra diretamente vinculado com a quantidade de pessoas às quais ela interessa. Portanto, o valor de uma informação não é exclusivamente definido por meio da qualidade da informação, mas pelo impacto produzido no âmbito da comunidade.
Texto oficial da ACI explica a história da entidade: “A Associação Catarinense de Imprensa foi fundada em 31 de julho de 1932, por um grupo de jornalistas e sob a liderança de Altino Flores, na sede da Liga Operária Catarinense, que funciona até hoje no mesmo prédio da Rua Tiradentes, centro da Capital. Altino Flores foi um dos mais cultos, corajosos e independentes jornalistas de seu tempo. Colaborou com o extinto jornal O Estado e, por doação de Victor Konder, virou seu proprietário. Vendeu-o em 1946. A entidade teve uma atuação expressiva nos primeiros anos, mas acabou sendo atingida pela ditadura do Estado Novo. Retornou após a II Guerra Mundial e, na década de 1950 foi fundada a Associação dos Profissionais de Imprensa, semente que deu origem ao atual Sindicato dos Jornalistas.
Em 1º de março de 1968 o jornalista Alírio Bossle criou a Casa do Jornalista, abrangendo os Sindicatos dos Jornalistas, dos Radialistas e a Associação dos Cronistas Esportivos. No início do século, na gestão do presidente Osmar Teixeira, foram reformados os estatutos, com o retorno a denominação de Associação Catarinense de Imprensa”.
Por fim, o Diretor Regional do Meio Oeste da ACI, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos ainda, fez questão de homenagear os profissionais da comunicação regional, que lhe conferiram a honra de presidir a Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), pela qual é grato e se orgulha tanto.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão