Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Segundo ele, o retorno que um país ou uma empresa obtém sobre o conhecimento, na atualidade, representa um fator determinante de sua competitividade
O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, há muitos anos se devota à pesquisa de temas vinculados à Administração Universitária, sobretudo o modelo comunitário de universidade regional.
Explica ele que a educação superior, voltada para o desenvolvimento regional, adquiriu maior importância em virtude do aprofundamento da globalização, em várias dimensões, mas sobretudo na economia.
Assim, hoje, a formação do conhecimento se constitui um investimento fundamental nos países desenvolvidos, e, à medida que o tempo decorre, recebe destaque nas organizações.
O retorno que um país ou uma empresa obtém sobre o conhecimento, na atualidade, representa um fator determinante de sua competitividade. Portanto, emerge, em um grau cada vez maior, que o conhecimento se torna decisivo para o sucesso econômico e social.
E a primordial diferença entre países e entre organizações diz respeito à capacidade de produzir conhecimento.
Isso significa que este se transformou em um elemento fundamental da dinâmica da nova ordem mundial: conhecimento e informação se constituem, na atualidade, recursos estratégicos e os agentes transformadores da sociedade.
O trabalho intelectual é o que interessa sempre mais e, portanto, recebe mais incentivo e incremento.
Por efeito, as organizações que operam com base no paradigma do conhecimento focam as atividades realmente agregadoras de valor, que se caracterizam pelo uso intensivo em inteligência.
Essa importância do conhecimento também tem incentivado modificação ocupacional dos trabalhadores.
A quantidade de trabalhadores colaboradores no setor de produção da informação tem aumentado consideravelmente, resultando na geração em massa de informação, do mesmo modo que é produzido um objeto físico de consumo. Isso resulta na modificação dos mecanismos estruturais da produção.
O Reitor Adelcio cita vários pesquisadores, segundo os quais a relação dos fatores da produção aumentou, visto que ao trabalho, ao capital e aos recursos financeiros se adicionaram a informação e o conhecimento.
Neste contexto, conclui, à universidade comunitária e regional incumbe o papel de gerar conhecimento para utilização pelas pessoas e organizações de sua área de abrangência.
Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43