Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O programa de cultivo de physalis promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura deu resultado positivo em Caçador. A aposta iniciada em 2012 com a distribuição das mudas para 20 produtores rurais agora apresenta resultados satisfatórios e anima a agricultura familiar para seguir nesta área para as próximas safras. O secretário municipal de Agricultura, Tiago Borga, visitou pequenos produtores que apostaram no plantio do physalis e todos foram unânimes em dizer que o programa apresentado pela Prefeitura através da Secretaria deu resultado, e que com mais cuidado os ganhos podem ser ainda maiores.
“Conseguimos criar nos pequenos produtores o entendimento de que esta é uma alternativa de renda e que não devem parar com suas demais plantações, seja o tomate, milho, pimentão ou qualquer outra lavoura. O physalis não dará rentabilidade sozinho para manter uma família, mas sempre será um complemento na renda, um algo a mais que o cidadão terá no final do mês para seu sustento. O fruto é saboroso e o comércio está se expandindo. Acredito que para a próxima safra teremos mais adesões e seguindo o caminho trilhado pela Secretaria, com a assistência técnica nas lavouras, tenho a certeza que estaremos fazendo bem para todos que plantarem e seguirem o cronograma”, explica o secretário.
Borga comenta que o cultivo deste fruto foi uma experiência bem sucedida junto a agricultura familiar, como um acréscimo de renda. A Secretaria deu todo o suporte técnico ao longo do plantio e manejo. “Nossa proposta era que os pequenos agricultores plantassem no máximo três mil pés de physalis, pois nesta quantia conseguiríamos dar apoio no marketing e comercialização ao longo dos meses da produção. Isso aconteceu com todos que seguiram o programa, plantando menos ou até três mil pés. Tivemos produtores que apostaram em plantar bem mais do que foi recomendado. Quem praticou o preço estabelecido pela cooperativa, conseguiu vender, quem tentou elevar o preço do fruto, acabou perdendo parte da lavoura, pois não encontrou compradores. Nossa proposta foi uma experiência e não cultivo em larga escala. Vale lembrar que o physalis é apenas um agregador de renda para quem vive da agricultura familiar”, explica o secretário.
O técnico da Secretaria da Agricultura, Luiz Ronaldo Tortatto, disse que a aposta no physalis se baseou no baixo custo de produção se a mão de obra for familiar, e ainda por ser um produto com excelente valor de mercado e resistente a mudanças de temperatura. Acompanhando também as visitas ao interior, Tortatto percebeu que os pequenos produtores estão satisfeitos com os resultados. “Muitos já disseram que irão plantar novamente na próxima safra. O acréscimo na renda da família durante os meses da colheita foi muito bom, e todos entenderam que o physalis tem este propósito, de auxiliar na renda e não ser a única produção da família”, comenta.
A satisfação com o produto
No Assentamento Hermínio Gonçalves, a comitiva da Prefeitura esteve junto ao agricultor Dorgélio Abraão. Ele plantou 300 pés de physalis e comercializou boa parte da sua produção na feira do pequeno agricultor, além de utilizar o fruto também para fazer doces e geléias. O aproveitamento da lavoura foi total em cerca de meia tonelada de physalis. “É meu segundo plantio e vou continuar. O custo é baixo de mão de obra, usando apenas adubo orgânico, e dessa forma conseguimos um bom rendimento para a família”, revela o produtor.
O presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Caçador e região, Orlei Garcia, ressalta que o produtor Dorgélio participa ativamente dos programas da Secretaria da Agricultura, plantando também laranja, alface, brócolis, morango, entre outros. Dessa forma, o physalis se apresentou dentro da proposta do programa. “O senhor Dorgélio mantém sua renda com outras plantações e entrou no programa do physalis sabendo que seria apenas uma renda auxiliar. Fez um plantio dentro de suas limitações e teve 100% do produto comercializado. Este é o objetivo”, enfatiza.
Novas experiências
Também no Assentamento foi visitado o agricultor Sérgio Constantino. O caçadorense fez a aposta na produção de physalis junto ao programa da Secretaria da Agricultura e ainda promoveu uma experiência que deu certo.
O produtor plantou quatro mil pés do fruto e colocou entre 40 e 50 pés dentro de uma estufa. Ele explica que o physalis da estufa ficou mais saboroso e firme, mas mesmo assim comercializou toda sua plantação. Os três mil pés que eram a indicação do programa da Secretaria da Agricultura foram vendidos e o excedente comercializado particularmente ou em supermercados da região.
“Tivemos renda extra para minha família durante quatro meses sem ter um custo alto na produção. Realmente o physalis é uma boa alternativa e vou me dedicar ainda mais para a próxima safra”, disse Sérgio, que ainda doou as folhas do fruto para quem fosse até sua propriedade buscá-las para fins medicinais.
Parceria no programa
O contador Odair Urio possui uma pequena propriedade no interior de Caçador e também fez parte do programa da Prefeitura através da Secretaria da Agricultura. O caçadorense comenta que plantou o physalis mais a título de experiência, em pequena quantidade, mas pôde observar que sem dúvida é uma alternativa de renda para o pequeno agricultor.
“Entendo que é uma ótima alternativa de acréscimo de renda para a agricultura familiar. Para grandes produtores acredito que não dá certo, pois o physalis requer atenção e cuidados no manejo diariamente. Mas para o pequeno produtor é um bom negócio e vamos plantar novamente. Sem contar os benefícios à saúde que este fruto carrega”, destaca.
O secretário da Agricultura, Tiago Borga, declara que após esta experiência ficou comprovado que a produção de physalis dentro da agricultura familiar de Caçador foi a contento, e que o programa irá prosseguir pelos próximos anos.
09/07/2016 - 23:43 | mario tonon filho
por gentileza a plantação de Physalis é feito com sementes ou com muda, e quanto gusta as sementes ou as mudas, desde já muito obrigado.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão