Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O encontro iniciou com uma explanação de Dionei Walter Silva sobre a criação do consórcio, que nasce com o objetivo inicial de desenvolver o turismo e a cultura a partir da Guerra do Contestado
O grupo que defende a criação de um Consórcio do Contestado, para buscar recursos para regionalização de ações de desenvolvimento, se reuniu hoje (20) para um segundo encontro de trabalho. No fórum realizado no Parque Pouso do Tropeiro, em Curitibanos, estiveram presentes os prefeitos de Curitibanos e São Cristovão do Sul, secretários municipais e representantes de outros nove municípios e representantes de entidades da região do Contestado.
O encontro iniciou com uma explanação de Dionei Walter Silva sobre a criação do consórcio, que nasce com o objetivo inicial de desenvolver o turismo e a cultura a partir da Guerra do Contestado, mas que deve evoluir para ações de desenvolvimento econômico. Região formada por 62 municípios, de acordo com divisão governamental.
Durante o encontro varias pessoas se manifestaram no sentido de que o movimento deve surgir da comunidade e com o seu apoio, para não enfrentar os problemas de outros projetos criados com o mesmo objetivo, que não tiveram sucesso. “A gente tem ouvido se falar muito em Contestado, mas o caboclo, que é parte mais interessada não participa”, afirmou Sidinez Furlan, do sindicato de trabalhadores rurais de Curitibanos.
Estavam presentes na reunião diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Contestado (Coinco) e o diretor executivo do Consórcio Integrado do Contestado (Cinco), Elói rönnau, que colocaram a disposição suas organizações para ampliar e aplicar as ações de regionalização. Mais o representante da Fundação de Turismo do Vale do Contestado (Conttur), Antônio Luiz de Miranda, que revelou a existência de um projeto na Secretaria de Organização do Esporte e Lazer (SOL) para fazer um levantamento dos potenciais turísticos do Contestado, a exemplo de vários já realizados pelo Estado, Sebrae e municípios.
Nos encaminhamentos finais ficou definido que primeiramente será realizada uma busca de informações no Ministério do Turismo e outros órgãos sobre o Contestado, a cargo de Mariane Godinho da SDR de Caçador. E um contato prévio com as associações de municípios da região, para que estas sejam parceiras na implementação do consórcio, pela prefeita de São Cristovão do Sul, Sisi Blind.
A próxima reunião do Consórcio Contestado deve ser realizada na região de Canoinhas em data a ser marcada. Lembrando que as ações de levantamento terão 30 dias de prazo para a sua realização.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão