Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SAÚDE

Pacientes comemoram a Semana da Luta Antimanicomial

As atividades semanais iniciaram segunda-feira (13) com a realização de uma gincana entre os usuários do CAPS II

15/05/2013 às 11:46

Imprimir

Dia 18 de maio é comemorado o dia da Luta Antimanicomial, movimento nacional que visa um modelo de atendimento humanizado a pessoas portadoras de doenças mentais. Buscando destacar esta data a Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Saúde juntamente com o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II) montou uma programação que durante toda a semana proporcionará aos pacientes atividades diferenciadas, na luta contra o preconceito da sociedade.
As atividades semanais iniciaram segunda-feira (13) com a realização de uma gincana entre os usuários do CAPS II. Nesta terça-feira (14) eles participaram de um passeio turístico, organizado pela Agência de viagens Roma Tur. Segundo a diretora do CAPS II, Gladis Marisa Fontana, neste passeio eles conheceram os principais pontos turísticos da cidade, como a Pedra Fundamental, o Museu do Contestado, entre outros, finalizando o passeio com um Café Colonial na comunidade da Linha Cará.
Nesta quarta-feira (15) as atividades continuam no Parque Central José Rossi Adami, com a tarde de lazer, que contará com apresentações e a exposição de trabalhos dos usuários do CAPS II. Na quinta-feira (16) haverá uma caminhada pelas ruas do centro do município, com concentração às 14 horas no Parque Central. E para finalizar a programação na sexta-feira (17) será feito um churrasco na Associação dos Servidores Públicos da Prefeitura.
De acordo com Gladis, “estas atividades, além de proporcionar um momento de descontração e lazer, é uma forma de mostrar a sociedade que os pacientes podem conviver próximos a eles, desde que haja compreensão sobre os transtornos que eles apresentam”, ressalta.
A Luta Antimanicomial
Este movimento é comemorado em todo o território brasileiro, dia 18 de maio. Foi iniciado na década de 80, onde diversos profissionais da área psiquiátrica mobilizaram-se para que ocorressem mudanças na forma de tratamento das pessoas portadoras de transtornos mentais. A luta visava a reforma psiquiátrica pautada em um modelo de atendimento mais humanizado, salientando que o doente como todo cidadão tem direito fundamental à liberdade, viver em sociedade e receber atendimento adequado.
Partindo do pressuposto de que a lógica manicomial não permite que o portador de um transtorno mental tenha condições de viver em sociedade, próximo à família e que receba um atendimento adequado à suas capacidades, o movimento marcou-se pela Luta contra os manicômios, criando-se na década de 90 novos dispositivos de atenção à Saúde Metal.
No ano de 2001 foi sancionada a Lei 10.2016, que consolida o atendimento dos portadores de transtorno mental dentro dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), de seu município e próximo a sua família.
Em Caçador o CAPS foi criado em 2003, sendo que nos anos seguintes subdividiu-se em dois serviços, CAPS II (portadores de transtornos mentais graves e severos) e CAPSad (usuários de álcool e outras drogas). Este ano o CAPS comemora dez anos no município e no dia da Luta Antimanicomial a diretora lembra que “o dever de cuidar do portador de transtorno mental é da família, da sociedade e do estado, pois estes devem saber que o preconceito de nada adianta”, conclui.

 

 


 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR