Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Prefeitura de Caçador e o Centro Social Marista (Cesmar) assinaram na terça-feira (7) convênio onde o município repassará mensalmente o valor de R$ 25 mil para que a instituição possa atuar com o Ensino Médio em Período Integral. O documento prevê a execução de oferta de Ensino Fundamental II, com apoio do município através da Secretaria Municipal de Educação, pelo Centro Social Marista, que terá direito a contabilização das metas de atendimento junto ao Educacenso, em consonância com a partilha de recursos deliberada.
O ato de assinatura do termo teve a participação do prefeito Gilberto Comazzetto; da diretora do Cesmar, Tatiana Fischer; do diretor executivo da Rede Marista de Solidariedade, irmão Franki Kucher; do secretário de gabinete do prefeito, Mario Cachinski e do líder do governo na Câmara Municipal, vereador Valmor de Paula.
O Cesmar disponibilizará o atendimento às crianças e adolescentes em período integral, sendo-lhes oferecido o serviço de Ensino Fundamental II. Tal serviço caracteriza-se por oferta de ensino regular e oficinas socioeducativas relacionadas à diversas áreas da educomunicação, informática, artes plásticas, artes cênicas, jogos cooperativos, meio ambiente, projetos de leitura, escrita e literatura, território e cidadania, além da biblioteca interativa, que propõe a mediação da ação socioeducativa por meio do desenvolvimento de projetos para educandos, educadores e comunidade em geral, em um espaço interativo de promoção cultural com acesso à informação e à produção de conhecimento.
O serviço de ensino fundamental II na perspectiva da Educação Integral, além de garantir um direito universal de acesso à educação, contribui para a formação integral e para o protagonismo das crianças e adolescentes. As oficinas favorecem as relações interpessoais e a compreensão e análise crítica da realidade, possibilitando uma participação na sociedade de forma solidária e autônoma. A ampliação do conhecimento e a vivência de valores éticos e coletivos permitem que as crianças e jovens exercitem seus direitos.
O prefeito novamente volta a falar que esta é uma das metas do plano de governo pois os exemplos que a rede estadual de ensino apresentam em Caçador com as escolas em período integral deram certo e o município deve avançar neste sentido. “Estamos agora firmando convênio com o Cesmar e nossa meta é iniciar este trabalho em algumas escolas municipais. A educação integral fortalece nossos jovens, resgata valores familiares e elimina o tempo ocioso que faz com que nossas crianças e adolescentes se envolvam em atividades que não deveriam. Para os pais também é um conforto a mais, pois sabem que durante seu período de trabalho os filhos estão tendo atividades educacionais e alimentação ao longo do dia”, descreve Comazzetto.
Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43