Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

TRANSPORTES

Deputado destaca em plenário seminários sobre construção da Ferrovia da Integração

Novas mobilizações em prol da ferrovia acontecem na sexta-feira (26), em Curitibanos e Rio do Sul

26/04/2013 às 02:11

Imprimir

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT), coordenador do Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, destacou no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 24, a importância dos seminários realizados na última semana em São Miguel do Oeste e em Pinhalzinho para debater a construção da Ferrovia da Integração (Itajaí/Extremo-Oeste).

Novas mobilizações acontecem nesta sexta-feira, 26, em Rio do Sul, às 10 horas, no auditório da Unidavi e em Rio do Sul, e em Curitibanos, às 13h30, no auditório da Universidade do Contestado - UnC.

Conforme Dresch, o principal debate agora é quanto ao traçado da ferrovia que poderá passar por Mafra ou pelo Vale do Itajaí, ligando Dionísio Cerqueira ao Porto de Itajaí. O trajeto pelo centro do estado é defendido devido à questão estratégica da exportação de carne.O projeto de viabilidade técnica para a construção da Ferrovia da Integração será contratado até junho deste ano pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. Já foi definido que a obra será executada pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construções do Exército Brasileiro, sediado em Lages.

O deputado defende que a definição do trajeto seja balizada por uma estratégia que resulte na integração e impulsione o desenvolvimento regional do estado. “Os debates dos quais temos participado estão sendo marcados pela ampla participação dos mais diversos setores, o que é excelente, já que a sociedade deve ser ouvida. A ferrivia terá um impacto muito grande na economia estadual e dos municípios por onde passará, além de garantir prespectiva de futuro para o modelo agroindustrial. Serão investidos mais de R$ 6 bilhões na construção”, destacou Dresch.

Ligação bioceânica

O deputado também falou sobre a importância de o traçado da ferrovia ser estendido até Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina, para que no futuro este seja o primeiro corredor ferroviário bioceânico, interligando os portos catarinenses ao Porto de Antofagasta, no Chile. 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

29/04/2013 - 20:07 | Sandro

Espero que não fique igual a tão esperada vinda da UDESC em Caçador......Publicidade e mais Publicidade; campanhas e mais campanhas...e os cursos até agora nada.... hehehehhe 2014 está chegando kkkkkk


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR