Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A água potável é encontrada em pequena quantidade no nosso planeta e não está disponível infinitamente, por ser um recurso limitado, seu consumo deve ser planejado
A água sempre foi utilizada pelos seres humanos como recurso, seja para o próprio consumo ou fonte de alimentos. Como forma de comemorar o Dia Mundial da Água, sexta-feira (22), a Prefeitura Municipal através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FUNDEMA) orienta a população sobre os cuidados que os cidadãos devem ter com relação ao consumo.
Segundo Luiz Gustavo Pavelski, presidente da FUNDEMA, a água potável é aquela que na linguagem comum chamamos de água pura e que para ser bebida, deve ser clara, fresca e inodora. “Esta água potável é encontrada em pequena quantidade no nosso planeta e não está disponível infinitamente, por ser um recurso limitado, seu consumo deve ser planejado”.
A interferência humana é um dos fatores que mais provocam alterações no equilíbrio do planeta. “Entre as principais fontes poluidoras da água estão os efluentes e fertilizantes que consistem em substâncias orgânicas biodegradáveis, como esgoto doméstico e alguns resíduos industriais, a chuva ácida, a indústria petrolífera entre outros fatores que contribuem para a entrada de poluentes na água”, completa Luiz Gustavo.
Grande parte da população se preocupa com a falta de água, mas como diz o velho ditado “Sabendo usar não vai faltar”. Segundo Mariana Soares, diretora operacional da FUNDEMA, a água é um recurso limitado e o seu desperdício tem conseqüências. “Cada setor da economia, cada fatia da sociedade, tem sua parcela de responsabilidade com o cuidado da água”, conclui.
No Brasil, a agricultura é quem mais consome água, quase 63% do que é captado vai para irrigação. O uso doméstico é responsável por 18% do consumo, a indústria fica com 14%. Os 5% restante são usados para matar a sede dos animais de criação, sendo que todos esses consumidores tendem a usar a água de modo abusivo.
Entenda como ajudar a economizar a água
• Reduza o tempo de banho e economize pelo menos 6 litros por minuto;
• Encha a banheira só até a metade;
• Feche a torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes. Você economizará de 10 a 20 litros por minuto;
• Instale descargas de vaso sanitário de baixo consumo e aeradores nas torneiras (redinhas que se encaixam no bocal). Se a caixa-d’água for acoplada ao vaso, coloque dentro dela uma garrafa plástica cheia d’água e tampada, para diminuir o volume gasto;
• Não jogue lixo no vaso;
• Não dispare a descarga desnecessariamente;
• Não use a mangueira como vassoura – primeiro limpe o local e depois lave;
• Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Ela desperdiça de 10 a 20 litros por minuto, enquanto uma cuba cheia d’água não gasta mais do que 38 litros, no total;
• Compre modelos de maquinas de lavar roupa e louça que consomem pouca água. Só ligue os equipamentos quando estiverem cheios. Prefira usar o ciclo mais curto;
• Instale aeradores nas torneiras, que diminuem o volume consumido, porém não sua eficácia;
• Lave o carro ou quintal com balde, não com mangueira. Se quiser, use dois baldes, um com água e sabão, outro com água limpa.
• Consertar pequenos vazamentos, como um buraco de 2 milímetros, pode economizar até 3200 litros de água em um dia. Isso significa abastecer uma família de quatro pessoas por quase um mês.
22/03/2013 - 21:00 | olho vivo
E quando vocês gastam todos aqueles tanques/dia molhando flores? Se fosse molhar só as flores beleza mas molham mais o asfalto do que elas, isso também seria um desperdício ou não???
UNIARP entrega a revitalização do jardim sensorial da APAE
17/12/2024 - 11:06Caçador envia doações para a cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul
16/12/2024 - 14:19UNIARP abre inscrições para o curso de Tecnologia em Automação Industrial
16/12/2024 - 12:10Em fim de semana movimentado, bombeiros atendem oito acidentes de trânsito
16/12/2024 - 12:00Caçador alcança 91% no índice de alfabetização nas escolas municipais