Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Escola de Educação Básica Alto Bonito recebeu neste terça-feira (19) o Programa Municipal de Escovação Dental Supervisionada Direta, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Caçador através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O prefeito Beto Comazzetto acompanhou o desenvolvimento do programa juntamente com a secretária de Saúde, Rejane Serafini, a secretária adjunta de Educação, Mary Morona e os demais profissionais da Coordenação da Saúde Bucal.
O programa será realizado em três etapas do ano, sendo que a primeira se encerra ao final deste mês. A coordenadora da Saúde Bucal, Graziella Debarba, explica que estas etapas obedecem a um cronograma compondo os meses de março, julho e novembro. “Este cronograma respeita uma frequência de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. Sendo que nestes meses os profissionais de Saúde Bucal da rede pública estarão presentes nas escolas municipais em uma ação coletiva de prevenção a cárie dentária”.
A secretaria municipal de Saúde, Rejane Serafini, relata que o profissional atua diretamente na ação para ensinar as crianças como escovar os dentes e a importância de manter este hábito diário. “Nestas visitas os profissionais fazem também a avaliação de risco às doenças da cavidade bucal e agendam estas crianças para as Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de tratar o problema que apresentam e evitar que futuramente ele se torne algo pior”.
Estas atividades visam aprimorar as habilidades das crianças no uso da escova melhorando a autoestima e a qualidade de vida, sendo que a cárie dentária é uma doença crônica mais comum na infância, que causa dor, evasão escolar e perda de confiança.
O prefeito Beto Comazzetto acompanhou a conversa dos profissionais com os alunos e professores e mencionou a importância deste programa para as escolas, sendo este um assunto debatido por ele e a vice-prefeita Luciane Pereira, que é professora. “Sabendo que a média de escovação dental supervisionada é um dos principais indicadores de saúde da atenção básica, a Secretaria Municipal da Saúde tem o objetivo de aumentar este indicador e com isso fortalecer e garantir acesso à população na atenção básica. Sendo que este trabalho não é apenas dos profissionais da saúde, pois além da escovação, as crianças também precisam aprender sobre a alimentação saudável, ou seja, diminuir o consumo do açúcar, fator que está presente tanto na merenda escolar quanto no convívio do lar”, conclui.
As atividades preventivas também foram realizadas pelas Equipes de Saúde Bucal das Estratégias de Saúde da Família (ESF) no Mirassol, Rancho Fundo, Martello, Bom Sucesso, e ainda Escolas Estaduais, creches da ACEIAS e do CESMAR, por fazerem parte território de abrangência das ESF.
20/03/2013 - 19:03 | Eu
Nossa muito interessante uns trabalham e outros levam a fama custava falar o nome dos profissionais da foto sim os que colocaram a mão na massa do cirurgião Dentista Luiz Henrique, e da Técnica em Saúde Bucal Mirian , Parabéns à vocês lindo trabalho.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros