Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante a semana do Carnaval a distribuição de 33,4 mil preservativos em postos de combustíveis, supermercados, empresas e rede de atendimento da saúde em Caçador, com objetivo de massificar a prevenção contra o vírus da Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Paula Brustolin Xavier, da Vigilância Epidemiológica de Caçador, ressalta que a ação faz parte do Programa de Prevenção DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, com o foco da campanha sendo o carnaval 2013, para conciliar diversão e prazer com sexo seguro.
Camisetas da campanha também foram distribuídas nos mesmos estabelecimentos, para que na medida do possível, os funcionários possam usar e assim propagar ainda mais a campanha visualmente. Todos os locais também receberam totens, com o slogan da campanha e ilustração, assim como outdoors estão sendo utilizados nas ruas.
“Essa parceria com a sociedade civil e estabelecimentos comerciais é fundamental e desde já agradecemos a todos que prontamente aceitaram nosso convite. É importante também lembrar, que foi feito contato com as empresas e blocos carnavalescos para que venham retirar seus preservativos na Vigilância Epidemiológica. Não queremos focar o uso do preservativo, o cuidado e a proteção somente nas campanhas pontuais, mas sim fazer do preservativo um hábito saudável na vida das pessoas”, explica Paula.
A enfermeira ressalta que a preocupação constante acerca da prevenção é o fato de que Caçador vem registrando casos de Aids praticamente todos os meses. Atualmente são 130 casos notificados, sendo que em mais de 60% a via de contaminação foi a sexual. “Embora os números pareçam baixos para a população residente em nosso município, o que mais nos incomoda é o fato de que temos muitas pessoas portadoras de HIV que desconhecem estar com o vírus e apenas irão descobrir no momento que a doença Aids já estiver desenvolvida”, argumenta.
16/02/2013 - 01:28 | Marcos
Ao OLHO VIVO..... Deveria ler mais sobre os altos indices de DST , aí entenderia o porque das açoes do Ministerio da saúde e do municipio.Livro é uma boa açao tambem, mas a educaçao deve fazer isso.
13/02/2013 - 22:44 | OLHO VIVO
Vão distribuir livros...gente sem escrúpulos!!!
12/02/2013 - 11:28 | Malandro
mas vai ter 35 mil bebes
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros