Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Secretaria Municipal de Agricultura iniciou esta semana o primeiro corte de ervas medicinais plantadas no Horto Florestal através da parceria entre a Prefeitura de Caçador e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). O objetivo é oferecer em breve aos cidadãos de forma gratuita, ervas medicinais devidamente embaladas e com seus corretos princípios ativos, para tratamentos a base de chá.
O corte do primeiro canteiro foi realizado pelo secretário de Agricultura, Tiago Borga, acompanhado do coordenador do Horto, Alcides Correa de Almeida, da farmacêutica Juliangela Ribeiro dos Santos e da estudante de Agronomia, Caroline de Fátima Esperança.
A farmacêutica Juliangela, que atua como técnica da Farmácia Escola da Universidade, explica que após a colheita as ervas são levadas à Uniarp, onde receberão o tratamento adequado. “Fazemos todo o processo de secagem das plantas, separamos em porções para depois acondicionar nas embalagens. Após isso produzimos os rótulos e bulas com as devidas indicações para o uso correto de cada erva medicinal. Tudo feito de acordo com referências bibliográficas sobre o assunto”, acrescenta.
O secretário Tiago Borga revela que na parceria a Prefeitura de Caçador entra com a mão de obra nos carteiros plantados e os cuidados necessários. A Universidade se responsabiliza pela estrutura e as sementes. “Agora colhemos o primeiro canteiro e ao todo serão nove. Esperamos realizar uma bela produção e poder ofertar aos cidadãos estas ervas medicinais através das unidades de saúde. Com o uso do princípio ativo corretamente e na dose certa, poderemos ter uma redução significativa de atendimentos em unidades de saúde em Caçador quando forem casos corriqueiros como dores de cabeça, dores estomacais, entre outras”, comenta.
Dica – Juliangela explica aos cidadãos que a forma correta de se preparar um chá a base de ervas medicinais é o método de Infusão, ou seja, colocar a erva medicinal na água já fervida e deixar em descanso em média dez minutos com o vasilhame fechado. “Não se ferve a água já com a planta, pois na maioria dos casos, perde-se quase todas as propriedades da erva medicinal”, disse a farmacêutica.
Variedades – Neste primeiro canteiro da parceria entre Prefeitura e Uniarp, estão sendo colhidas Cidreira/Melissa; Camomila; Sálvia/Sabiá; Alecrim rosmarino; Anis erva doce; Hortelã; Funcho doce; e Absinto/Losna.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão