Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Acadêmicos dos cursos de História e Geografia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) participaram recentemente de uma viagem de estudos na região das Missões Guaraníticas no Rio Grande do Sul.
Sob a orientação do professor Pedro Alves de Oliveira o grupo de 40 pessoas entre estudantes e professores estiveram em Santo Ângelo e São Miguel das Missões trabalhando a cultura regional, conhecendo museus, sítios arqueológicos e igrejas do período colonial. Este espaço regional foi muito disputado entre os impérios da época, Portugal e Espanha. Os jesuítas e a nação Guarani desenvolveram por 150 anos nesta região uma espécie de república socialista, chegando a ameaçar as potencias da Europa que os exploravam. A cobiça pelas terras e os vastos campos para a pecuária levou a expulsão dos padres jesuítas e a famosa Guerra Guaranítica, onde Portugal e Espanha uniram-se para dominarem definitivamente a região e massacrando os nativos. Posteriormente negociaram a chamada região dos sete povos. Hoje as marcas deste episódio encontram-se no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Para os acadêmicos foi fundamental conhecer a região e descobrir a cultura regionalista da fronteira e perceber através das marcas do passado a realidade histórica de hoje desta região que ainda tem muito a nos ensinar sobre os povos que ali ainda hoje vivem sobre as chamadas ruínas do passado, porém respeitado as raízes e as tradições vivas da cultura local.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão