Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O prêmio oferecido pela organização da sociedade civil Ação Fome Zero é referente à gestão do ano de 2011 e é uma estratégia importante para a valorização das boas administrações públicas na área de alimentação escolar
No último dia 05, o Prefeito de Lebon Régis Ludovino Labas recebeu o Prêmio Gestor Eficiente de Merenda Escolar em Brasília/DF durante uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e Ministros. O município concorreu com 929 prefeituras inscritas de todo o país e foi considerado destaque na categoria Participação Social que avalia a atuação e a independência do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Segundo a presidente do CAE, Claudete Aparecida de Oliveira, no ano de 2011, a boa atuação do CAE do município foi marcada pelo acompanhamento e fiscalização da produção e distribuição de refeições aos alunos através da aplicação de um check-list detalhado, pela avaliação da aceitação da alimentação escolar através de um questionário aplicado aos alunos e pelo desenvolvimento de atividades de educação nutricional nas escolas municipais.
Município investe na alimentação escolar
Foram muitos os fatores que levaram o município de Lebon Régis a receber este prêmio. Entre eles estão a qualidade nutricional dos cardápios oferecidos, o acompanhamento nutricional dos alunos, as atividades de educação nutricional realizadas nas escolas, a capacitação da equipe técnica da alimentação escolar, a maior fiscalização durante o processo desde aquisição até a distribuição dos alimentos aos escolares, a compra de produtos oriundos da agricultura familiar para a alimentação escolar e a contrapartida da prefeitura.
A nutricionista da prefeitura explica que os cardápios das escolas são elaborados mensalmente, variados em preparações, tendo como ênfase a qualidade nutricional. “Estamos diversificando a variedade de frutas e verduras oferecidas e introduzindo de forma gradativa alimentos funcionais no cardápio da alimentação escolar, tais como: arroz integral, granola, preparações com farinha de trigo integral, aveia, linhaça, gergelim e óleo de canola, além de oferecermos alimentos diferenciados para crianças com intolerância à lactose e diabetes”, conta Lilian Kindermann do Nascimento.
Quanto ao investimento na compra de gêneros alimentícios para a alimentação escolar, o Prefeito Ludovino Labas refere que a contrapartida da Prefeitura tem aumentado a cada ano. Em 2011 o valor foi R$ 449.047,51 investimento 20 vezes maior que em 2009.
No que se refere à compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar, a prefeitura ultrapassou o valor mínimo de 30% recomendado na legislação, atingindo 98% (R$ 131.583,20) desta verba. Já em 2012, até o presente momento, foram adquiridos 30% a mais que em 2011.
“Todos estes investimentos e ações colaboraram para uma melhora significativa da qualidade higiênico-sanitária e nutricional das refeições oferecidas na alimentação escolar do município de Lebon Régis contribuindo, desta forma, para a conquista deste Prêmio”, comenta a nutricionista Lilian.
Sobre o recebimento do prêmio, o Prefeito Padre Labas destacou “que é muito gratificante recebê-lo em nome da comunidade lebonregense, pois há um tempo Lebon Régis só era conhecida pelas coisas ruins que aqui conheciam e hoje conquistou um reconhecimento nacional e é exemplo de gestão da merenda para o país inteiro. Este é o fruto de uma Administração séria e transparente, voltada ao desenvolvimento da comunidade”. Por fim, o Prefeito agradeceu a todos os funcionários e demais pessoas envolvidas com a merenda escolar, que contribuíram para a conquista do prêmio, que com certeza é o resultado de um excelente trabalho em equipe.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão