Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A promoção foi da Administração Municipal de Rio das Antas, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Epagri e União dos Agricultores Agroecológicos (Unieco)
A produção agroecológica e tecnologias adequadas ao contexto da agricultura familiar foram temas de um curso realizado em Rio das Antas. O Seminário de Formação Agroecológica reuniu produtores rurais da região em duas palestras que envolveram a produção de hortaliças sem uso de agroquímicos e a homeopatia animal. O objetivo é minimizar o uso de agentes químicos da produção de alimentos e na criação de animais, minimizando os efeitos negativos contra a natureza e, consequentemente, o ser humano.
A promoção foi da Administração Municipal de Rio das Antas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Epagri e União dos Agricultores Agroecológicos (Unieco). Os temas fazem parte de um projeto iniciado este ano pela Secretaria e que será desenvolvido em parceria com outras entidades e grupos da região, fomentando a agricultura sustentável. Além disso, retomar técnicas antigas de cultivo, sem uso de agentes químicos, gerando produtos mais saborosos e saudáveis.
- Estamos trabalhando para ajudar os produtores rurais em todos os setores. Proporcionamos equipamentos e pessoal técnico para auxiliar nas propriedades, melhorando estradas. Mas queremos que os produtores também possam melhorar a qualidade de vida, através do consumo de produtos livres de inseticidas, pesticidas e outros agentes químicos. Além de garantir alimentos saudáveis na mesa para toda a família, economizam dinheiro, diz o prefeito, Alcir José Bodanese.
As palestras fazem parte do debate sobre sustentabilidade no campo, assunto que vem sendo debatido nas conversas com produtores e em discussão em grandes mesas de pesquisadores brasileiros. O secretário da pasta, Luiz Celso Stefaniak, destaca ainda a importância da cooperação entre os produtores, através da organização em entidades que possam contribuir para o desenvolvimento e a formação de uma cadeia de produtores com o mesmo objetivo.
- Rio das Antas faz parte de um grupo regional que trabalhará a agricultura agroecológica. É muito importante a união entre os interessados, pois a união faz uma diferença muito positiva para todos. Exemplo disso é a Unieco, entidade que reúne pequenos produtores e que está sendo nossa parceria neste evento. É um trabalho que ainda está iniciando, mas tem muito a ser feito, contando com a colaboração e empenho de cada um, ressalta.
O evento ainda contou com a presença de profissionais técnicos da Epagri de municípios da região, que foram colher mais informações sobre as técnicas usadas e com o intuito de levarem estes conhecimentos apara suas localidades, do Gerente Regional da Epagri/Caçador, Valderis Rossett, da coordenadora da Unieco, Vera Lúcia Arl, do vice-prefeito, Ingo Weiss, e de secretários municipais de Rio das Antas. É necessário pensar o desenvolvimento do campo de forma equilibrada e racional.
As palestras foram ministradas por dois profissionais convidados pela organização do evento: o engenheiro agrônomo, Círio Parizotto (Epagri/Campos Novos), que abordou o tema “Produção Orgânica de Hortaliças”, assunto em pauta do primeiro dia. Já no dia seguinte o tema foi “Homeopatia Animal – Uso da Homeopatia na produção animal com apresentação de resultados nas propriedades”, ministrada pelo médico veterinário, Marcelo Pedroso (Epagri/Içara).
Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP