Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

POLÊMICA

Atendimento básico é responsabilidade do município, afirma direção do Hospital Maicé

30/11/2012 às 14:54

Imprimir

Ao contrário do que muitos pensam, atendimento básico não é responsabilidade do Hospital Maicé. Embora a instituição preste este tipo de serviço á população caçadorense, o poder público municipal é constitucionalmente obrigado a fornecer atendimento aos casos de baixa complexidade.
Foi com o objetivo de esclarecer este e outros pontos importantes que envolvem o setor da saúde de Caçador, que a direção do Hospital Maicé realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira, 30 de outubro, com os principais veículos de comunicação do município. “O Hospital Maicé é uma instituição de saúde privada que não tem obrigação de prestar atendimento básico”afirmou o Administrador do hospital, Alan Carlos Arrais.
“No entanto, possuímos convênios com o estado para prestar atendimento aos pacientes do SUS, nos casos de média e alta complexidade”, completa.
“Além de Caçador, municípios da região como Rio das Antas, Calmon, Macieira e Matos Costa, possuem convênios para outros procedimento de menor gravidade, convênios estes que estão em dia, exceto do município de Caçador, que não efetua o repasse desde dezembro de 2011 e logo é o município que mais possuem demanda”, revela Alan Arrais.
Já o Dr. Ademar Schmitz, Diretor do Corpo Clínico do Hospital, aponta para outro problema, que é a dificuldade para encontrar médicos dispostos a prestar serviço em Caçador. “Os médico que vêm trabalhar no Pronto Socorro sabem que sua obrigação é apenas os casos de emergência, é para isso que são contratados, porém como o município não presta este serviço com regularidade, as pessoas acabam se dirigindo ao hospital, obrigando os médicos a prestar até 180 consultas em um único plantão, ocasionando a evasão dos profissionais que saem alegando a alta carga de trabalho”, salientou Dr. Ademar.
Alan Arrais ainda revela que o contrato com o estado determina que 60% do volume de atendimento seja efetuado pelo SUS, no entanto este número tem ultrapassado a casa dos 76%, onerando o funcionamento da instituição. “Em 2011, o Maicé teve prejuízos de mais de R$ 4 milhões. Em 2012, de janeiro á outubro foram atendidos exatos 24.351 paciente pelo SUS no setor de emergência, gerando gastos já superiores aos do ano passado inteiro.

“Só atenderemos os casos de emergência”

Diante dos números apresentados, a direção do Hospital Maicé determinou uma medida drástica para tentar reverter o quadro. A partir deste sábado, dia 1º de Dezembro, o Hospital Maicé não mais atenderá os pacientes de baixa complexidade.
“Vamos apenas atender os pacientes encaminhados pelo Pronto Atendimento ou pelas Unidades Básicas dos Bairros. Receberemos também os casos de emergência trazidos pelos Bombeiros Voluntários e SAMU, que são vítimas de acidente de trânsito, pessoas com crises cardíacas, traumas graves e outros semelhantes dos quais estas instituições já foram orientadas”, frisou Alan Arrais.

Como resolver o problema?

A direção do Hospital Maicé registra ainda que tem compromisso e respeito pela população caçadorense, no entanto afirma que não pode arcar com despesas e assumir obrigações que são da municipalidade.
“Para que este problema seja amenizado seria necessário que o Pronto Atendimento realizasse o atendimento básico 24 horas, como fazem os municípios de Rio das Antas e Videira, por exemplo, realizando uma espécie de triagem e encaminhando ao hospital apenas os casos que necessitam internamentos ou outros procedimentos mais graves para o qual estamos capacitados a receber”, finaliza Arrais.

 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

03/12/2012 - 16:13 | PARA O JC

VC é bem espertinho né? então me diga o que é urgência e emergência.DAMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

03/12/2012 - 16:06 | PARA O JANGO

Se não sabe o assunto que está se tratando VAI ESTUDAR e conhecer um pouco mais sobre seus direitos.

03/12/2012 - 16:02 | PARA O ALEX.

Qual parte vc não entendeu? Só vai ser atendido urgência e emergência.Consulta é no posto de saúde consultório ou no PA.DAMMMMMMMMMM

03/12/2012 - 10:42 | alex

Onde fica o direito ah saúde da população! Que tipo de hospital é esse que se nega a atender. Pouco nos importa a questão administrativa o que queremos é o minimo é ter atendimento de qualidade o que é uma obrigação de um Hospital q deve salvar vidas

03/12/2012 - 10:04 | Jango

Nunca tem medico neste Hopital, como só em casos de alta complexidade? Então tirem a placa de Hospital e coloquem POSTO DE ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA!Se atendem emergência como pode aquela mulher do acidente grave ter falecido na espera de atendimento

02/12/2012 - 20:03 | Para \"DINHEIRO\"

Se vc acha que da tanto lucro assim, o mercado está aberto coloque um hospital vc, quem sabe voce vai ficar milionário em pouco tempo.

02/12/2012 - 20:00 | Para \"MORADOR\"

Seria bom que pessoas como voce estivesse lá dentro também...Pare de falar bobagem, vai ser mal educado assim no raio que o parta.

02/12/2012 - 19:58 | Para o \"LEITOR\"

Traga estes médicos pra cá....

02/12/2012 - 14:10 | Dinheiro

A empresa Hospital Maice não passa de um banco cujo interresse é apenas financeiro,os medicos com seus plantões de 12 hrs estão ganhado na faixa de 1.200.00 por pantão. E para que ?

02/12/2012 - 09:21 | jc

engraçado então se eles estão atendendo casos de emergencia por que aquela moça do acidente morreu a espera de atendimento?quem sabe nao era tao grave assim ,ne?e puro um circo essa cidade onde o magico é esse prefeito (animar)eo palhaço somos nos

01/12/2012 - 13:45 | caçadorense

se não tem capacidade para administrar um município não assuma-o !!!!!!!!!!!!!!!

01/12/2012 - 13:43 | leitor

deveriam contratar médicos que estão dispostos a salvar vidas e não a ganhar dinheiro.

01/12/2012 - 13:07 | Cap Nascimento

Esse Prefeito é muito fraco fica jogando a responsábilidade dele pro Hospital Miace que é PRIVADO, e a saúde é de responsabilidade Publica!que parte ele não entendeu, teremos que desenhar?SAÙDE PUBLICA, dever do ESTADO e MUNICIPIO!pede pra sair!

01/12/2012 - 12:03 | para população de caçador q escreveu....

então pega vc e administra pq falar é facil vai se informar melhor como o imar rocha pegou a prefeitura faz um ano e meio q ta o pmdb antes era quem o saulo q se fez faliu o hospital maice ficou devendo milhoes q agora ta quase pago as dividas e aind

30/11/2012 - 22:24 | morador

ja que só vao atender casos de alta complecidade a solucao seria contruir um hospital regional e colocar dinamites no maice e deruba(com alguns medicos e enfermeiros vadios fiquem la dentro.....

30/11/2012 - 19:26 | leitor

dia 2 de dezembro no Parque Central povo de Caçador, vamos mostrar no nossa felicidade com o atual governo entrou de metido e só fez lambança!

30/11/2012 - 18:41 | para prefeitura

CAÇADOR TERRA SEM LEI E SEM GOVERNO????

30/11/2012 - 17:04 | Cidadão

dá para ver pelos FATOS dos últimos dias, que \"casos de alta complexidade\" são mesmo a especialidade da instituição.....

30/11/2012 - 16:18 | PARA PREFEITURA

CORTARAM DOS OS ATENDIMENTOS DE PRATICAMENTE TODOS OS POSTOS DE SAÚDE E DO JONAS RAMOS QUE VERGONHA PASSAR INFORMAÇAO FALSA PARA A POPULAÇAO DIZER QUE NAO TEM DINHEIRO PREFEITO? ENTRO DE METIDO E SO FEZ LAMBANÇA............

30/11/2012 - 16:15 | POPULAÇAO DE CAÇADOR.....

PARA GANHAR 7 MIL POR MES EU ATENDERIA ATÉ A REGIAO SE PRECISASSE MAS É ASSIM MESMO NA HORA DE RESPONSABILIDADE TODO MUNDO CORRE\" O POVINHO CAGAO\" \"NAO TEM UM MACHO NESSA CIDADE QUE ASSUMA O DEVER DE DIZER É MEU EU ASSUMO E ADMINISTRO...........


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR