Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Pesquisa Pós avalia o aproveitamento do projeto ‘Tosco em Ação’ na Rede Estadual
Após o encerramento da primeira fase da pesquisa sobre bullying e violência nas escolas, alunos e professores da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina já podem responder à segunda etapa do questionário.
A pesquisa “Violência nas Escolas: Dados Norteadores” faz parte do projeto ‘Tosco em Ação’ e divide-se em duas etapas: a Pesquisa Pré e a Pós. A Pesquisa Pré, que se encerrou no dia 9 deste mês, consistia em um questionário que envolvia perguntas relacionadas à vivência cotidiana dos jovens e professores, a fim de descobrir se a violência está presente ou não na família, escola e comunidade.
“Com os resultados da primeira etapa, estamos traçando um retrato fiel quanto à violência e o bullying que estão presentes nas Escolas e na vida de alunos e professores”, diz Suelen Librelotto Sirugi, coordenadora de Pesquisas da Editora Alvorada. Agora, a Pesquisa Pós tem a função de avaliar o aproveitamento do projeto ‘Tosco em Ação’ nas escolas onde ele foi utilizado no intuito de identificar seus impactos, alcances e limites para lidar com a violência no contexto escolar. De acordo com Suelen, a Pesquisa Pós tem a função de aprimorar o projeto ‘Tosco em Ação’ para que seja possível auxiliar ainda mais as pessoas na diminuição da violência escolar.
Para ela, “com os questionamentos feitos, visa-se descobrir se o livro e o Projeto se encaixaram na realidade dos participantes, se a escola teve mudanças significativas após a aplicação do plano de ação e até mesmo se houveram casos de sucesso na ação, momento em que os testemunhos dos jovens e docentes poderão ser fornecidos”.
Até agora, 1.549 pessoas já responderam a Pesquisa Pós, mas “a expectativa é a de que este número cresça expressivamente nos próximos dias”. A Pesquisa Pós é feita via Internet por meio do site www.redetosco.com.br/pesquisas.
PROJETO TOSCO EM AÇÃO
Pioneiro no estado de Mato Grosso do Sul, o projeto ‘Tosco em Ação’ aborda o tema bullying e violência nas escolas e surgiu do livro “Tosco”, de Gilberto Mattje, publicado pela Editora Alvorada. O livro conta a história de um adolescente que sofre com a violência e procura meios para tornar-se uma pessoa melhor.
Presente no Piauí, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Santa Catarina, estima-se que desde seu lançamento em 2009, o “Projeto Tosco em Ação: Prevenindo a Violência na Escola”, já tenha alcançado mais de 200 mil pessoas entre professores e alunos envolvidos diretamente com as atividades.
Já a pesquisa “Violência nas Escolas: Dados Norteadores” é a maior já realizada no Brasil sobre bullying e violência nas escolas e em seu entorno. Em Mato Grosso do Sul, mais de 40 mil pessoas responderam à Pesquisa Pré e Pós.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros