Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Em três noite foram mais de 20 ataques a ônibus coletivos e repartições públicas e bases da PM
A Grande Florianópolis viveu mais uma noite de tensão nesta quarta-feira, dia 14, com atentados em diversas regiões. Até a meia noite, três ônibus, dois carros e uma creche foram incendiados e uma base da PM em São José foi alvo de disparos.
O primeiro caso foi registrado por volta das 20h na Rua João Nunes Vieira, nos Ingleses. Um ônibus da empresa Canasvieiras foi parado por três criminosos. Eles ordenaram que os passageiros, motorista e cobrador deixassem o veículo e começaram o incêndio. Além do ônibus, o fogo acabou atingindo dois automóveis. Dois adolescentes foram apreendidos como suspeitos de terem cometido o crime. Eles haviam fugido em um táxi, mas foram pegos em uma barreira montada no posto da PM na SC-401, no Norte da Ilha.
O ataque acabou desestabilizando o sistema de transporte coletivo da Capital. Os veículos da empresa Canasvieiras se recolheram à garagem da empresa. Outras companhias saem do terminal em comboios de cinco carros. Veículos da PM fazem escolta nos trajetos.
Também no Norte da Ilha, uma escola desativada foi incendiada por volta das 21h30 na Cachoeira do Bom Jesus. O prédio era ocupado por usuários de drogas e moradores de rua. O Corpo de Bombeiros permaneceu até o início da madrugada combatendo as chamas no local.
Em Tijucas, dois ônibus foram incendiados. Segundo informações da Polícia Militar, um veículo pertencente à Secretaria de Educação de Porto Belo foi atacado na Rua Alvina Simas Reis, no Centro da cidade. Em seguida, outro veículo, da empresa de transporte coletivo Juliva foi incendiado na Avenida 13 de maio, também no Centro.
Em São José, a base da Polícia Militar localizada na Rua Gerônimo Thieves, no estacionamento do Shopping Itaguaçu, em Barreiros, foi alvo de disparos efetuados por dois homens que chegaram numa motocicleta. Nenhum policial militar foi atingido, mas um dos disparos chegou a quebrar uma vidraça.
Outro ataque registrado nesta quarta-feira aconteceu por volta das 23h45min contra um ônibus no bairro Caminho Novo, um dos mais violentos de Palhoça. O veículo foi incendiado. A Polícia Militar foi deslocada para o local e uma ambulância também, já que o motorista, que teve dificuldade de se livrar do cinto, sofreu queimaduras superficiais. Um cobrador de outra empresa que estava como passageiro teria sofrido uma torção de tornozelo.
Dois homens armados, em uma moto, pararam o ônibus. Enquanto um deles rendeu o motorista, outro jogou gasolina no corredor do veículo e os passageiros desciam do ônibus. Três homens foram detidos como suspeitos de terem praticado o atentado, um deles é um adolescente que teria participado do crime. Apenas um foi identificado por uma das vítimas. Junto com eles foram encontradas garrafas pet e maconha.
Ataques entre segunda e terça-feira
Na segunda noite de violência em Santa Catarina o número de ataques pelo menos dobrou — 16 atentados diante de oito no primeiro dia.
As cidades atingidas foram Navegantes (2), Criciúma (4), Florianópolis (4), Itajaí (5) e Blumenau (1). A novidade foi a reação da Polícia Militar (PM) que prendeu 19 pessoas.
Os atentados repetiram a linha do primeiro dia e foram contra ônibus e prédios de órgãos de segurança pública. A novidade é que foi registrada a participação de uma mulher que atirou pedras num ônibus em Criciúma.
Na Capital, os criminosos repetiram os locais dos atentados, o Norte da Ilha e o Bairro Saco dos Limões. Nas ruas da cidade era possível perceber mais policiais do que na primeira noite. Ainda assim, não pode se afirmar que ocorreu uma caçada. A única blitz realizada foi na SC-401, caminho para o Norte da Ilha.
O esforço dos policiais militares foi recompensado em Itajaí e Florianópolis. Na primeira cidade, nove pessoas foram presas em uma casa enquanto preparavam coqueteis molotov. Com eles foi encontrada gasolina, estopa e garrafas.
A PM pede que os postos não vendam combustível em recepientes. Entre os detidos, estão três menores e seis adultos. Todos foram levados para a delegacia.
Na Capital, 10 jovens foram detidos escondidos na creche da Comunidade Ilha Continente. Somente Nildo Henrique Barros Martins, 18 anos, tinha a maioridade completada. Com ele foi encontrada pequena quantidade de cocaína.
As prisões são consequência do maior tempo que a PM teve para se planejar. Uma Sala de Situação, local que centraliza informações e monitorado as cidades catarinenses, foi montada.
O major João Carlos Neves, chefe da Comunicação Social, diz que o número de homens no patrulhamento quase dobrou em Florianópolis. Ele acrescenta que o serviço de inteligência está trabalhando para descobrir quem está por trás dos ataques.
A segunda noite de ataques:
Navegantes: dois ônibus parcialmente queimados.
Criciúma: tiros contra o Presídio Santa Augusta, dois ônibus parcialmente queimados e um ônibus apedrejado.
Florianópolis: Avenida Ivo Silveira trancada com lixo pegando fogo; ônibus queimado no Bairro Ingleses, Norte da Ilha; tiros na 2ª Delegadia e tentativa de incendiar ônibus na Avenida Ivo silveira.
Itajaí: ataque contra garagem da empresa Praiana que parte de ônibus ; quatro atentados contra carros.
Blumenau: tentativa de queimar um ônibus.
Em entrevista coletiva na tarde de terça-feira, a alta cúpula da polícia em SC, formado por integrantes das duas polícias, secretários e diretores da área, afirmou que continua investigando ocorrências registradas contra policiais e diz que todo o efetivo está de sobreaviso até segunda ordem.
Reportagem extraída da página do Diário Caçadorense.
17/11/2012 - 18:45 | eu
bandido? tem k ser morto!
16/11/2012 - 11:41 | O povo
O povo não quer ver bandido preso. O povo quer é bandido morto! Isso que é bandido bom.
15/11/2012 - 11:49 | indiginado
a policia deve ser mais rigorosa descer o pau nesses malaca
15/11/2012 - 09:01 | motora
isso quer dizer: falta policia na rua!! se o malandro vê o policial na rua, não quer dizer que não cometa o crime, mas ele vai pensar um pouco antes de cometer!!!
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão