Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A empresa tem seu foco no desenvolvimento de sistema de controle de pragas com o uso de semioquímicos e domínio da técnica e produtos próprios para monitoramento e controle de insetos
A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) firmou parceria com a empresa ISCA Tecnologia, para trabalhar com um projeto de pesquisa voltado ao desenvolvimento e identificação de substâncias com potencial para controle e manejo dos dois principais gêneros de formigas cortadeiras: Atta Spp e Acromyrmex spp.
A assinatura do contrato aconteceu na tarde desta terça-feira, 6. A cooperação técnica visa a realização de estudos buscando desenvolver novos atrativos, ativos inseticidas e repelentes para as formigas cortadeiras, bem como novos sistemas de controle e monitoramento das pragas.
A ISCA tem seu foco e missão no desenvolvimento de sistema de controle de pragas com o uso de semioquímicos e domínio da técnica e produtos próprios para monitoramento e controle de insetos.
“Este projeto vem de encontro com o que as empresas da região necessitam, principalmente pelo fato que precisamos ser ecologicamente corretos”, destacou o presidente da UNIARP, Gilberto Seleme.
Ele lembrou que Caçador é atualmente o 5º maior exportador do Estado e o 2º com mais trabalhadores na agricultura. “Na verdade, ao meu ver, somos o 3º maior exportador, porque São Francisco do Sul e Itajaí são portos. Por isso, precisamos trazer alguma coisa que venha de encontro com a agricultura e com o exportador da nossa região, o que este projeto contempla”, completou Seleme, afirmando que a UNIARP cumpre assim o seu papel de pesquisa, ensino e extensão.
O diretor da ISCA, Leandro Ernesto Jost Mafra, afirmou que a confiança depositada pela empresa na UNIARP é recíproca e que, pelas experiências que se tem na área, as universidades são a melhor maneira de se estabelecer parcerias.
“O que fomenta a nossa empresa é a interação com as universidades, o que já fazemos há algum tempo”, completou.
“Nossa empresa tem a tradição de transformar ideias em produtos e esperamos que a UNIARP possa levar a pesquisa, transformando em produto. Isso é de grande valor aos acadêmicos, que se inspiram e muito quando percebem que o que estão aprendendo se transforma em benefício para a comunidade”, finalizou.
O coordenador dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental, Luiz Augusto Grando Padilha, lembrou que Caçador é o segundo polo florestal de Santa Catarina. “Além disso, somos o município que tem mais empresas certificadas. Ainda há muitos prazos a seguir e o uso de químicos nas florestas é um deles, e agora teremos mais facilidade em cumprir, através da execução deste projeto”, salientou.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão