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MUDANÇA

Projeto “Tosco” busca abrir caminhos para os jovens

Trabalho desenvolvido nas escolas estaduais combate a violência e apresenta novas experiências para os alunos

01/11/2012 às 18:58

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As escolas estaduais de abrangência da Secretaria Regional de Caçador trabalharam ao longo do ano letivo 2012 o projeto “Tosco”, sendo a leitura de uma obra com este título, baseada na vida de um jovem desregrado que mudou sua própria realidade.
O objetivo das instituições foi proporcionar aos estudantes, atividades pedagógicas que desenvolvam a afetividade e socialização, incentivando o aluno a ser um modificador da sua realidade e retirando de cena a violência encontrada ainda nas escolas, seja ela física ou psicológica, envolvendo alunos e professores.
A Escola Wanda Krieger Gomes, no bairro Martello em Caçador, foi a pioneira do projeto na regional, iniciando as atividades em março e culminando agora com a exposição de painéis e demais trabalhos confeccionados pelos aproximadamente 150 alunos envolvidos no projeto, entre o 7º ano do ensino fundamental até o 3º ano do médio. As obras ficam expostas até o final do ano letivo.
A coordenadora do projeto na instituição, professora Rosangela da Cunha, explica que o livro “Tosco”, apresenta a figura de uma pessoa anti-social, grosseira, entre outras características de um adolescente sem regras. Tosco nasceu em uma família desregrada. Sem este suporte familiar, levou este temperamento consigo para a escola, tornando-se um líder negativo.
Na adolescência conheceu a criminalidade, mas também descobriu que este caminho só o levaria para as grades ou para uma vida sem sentido. Tosco tentou arranjar emprego mas foi demitido, procurou amores e também mudou-se da comunidade onde estava. Neste momento, em outra escola, conheceu um professor que o ajudaria a mudar de vida através do esporte. Arrumou um novo emprego e começou a dar valor a pequenas coisas. Tosco então percebeu que ele teria que ser o principal interessado em sua própria mudança de vida, estudando e se socializando. E isso aconteceu.
“Esta parceria entre o professor e aluno, fazendo com que um acredite no outro, é fundamental. O que buscamos enquanto educadores que também estivemos engajados no projeto, foi justamente observar os estudantes, descobrir suas potencialidades, seja na dança, na música, teatro, poesia, arte visual, leitura, entre outros”, disse Rosangela.
A professora ressalta também que através da leitura do livro “Tosco”, os alunos envolvidos no projeto dentro da Escola Wanda Krieger, tiveram que criar frases e painéis, que transmitissem recados baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sobre direitos e deveres, assim como os professores atuaram sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), para trabalhar a pluralidade do educando.
“O mais interessante de tudo isso, é que o personagem “Tosco”, é o próprio autor do livro, o filósofo e psicólogo Gilberto Mattje, que mudou sua realidade. Isso aproximou nossos estudantes da leitura, pois viram uma história real que se transforma e cria novos caminhos. Agradeço todos os professores envolvidos no projeto, nossa diretoria através de Mari Morona e Anderson Lissenko, e um agradecimento especial aos principais envolvidos, os nossos alunos, que são o foco deste trabalho”, define Rosangela da Cunha.
 

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