Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Seja através de recursos a fundo perdido ou por meio de bolsas de estudos, a UNIARP está presente em diversos eventos esportivos e na vida de atletas de várias idades
A parceria da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) com o esporte começa no Colégio de Aplicação com os treinos de voleibol, handebol, capoeira e outros, além de eventos como a Super Trilha, que envolve os alunos em diferentes atividades físicas. O trabalho tem sequência com o curso de Educação Física, onde acadêmicos e professores se envolvem em várias iniciativas esportivas em Caçador e região, seja como aprendizes, atletas ou orientadores e também através dos estágios do curso. Seja através de recursos a fundo perdido ou por meio de bolsas de estudos, a UNIARP está presente em diversos eventos esportivos e na vida de atletas de várias idades. “A Universidade como instituição de formação e de envolvimento comunitário atua também através do esporte, incentivando e desenvolvendo talentos, apoiando diversas modalidades”, destaca o engenheiro Gilberto Seleme, presidente da UNIARP.
E os atletas da UNIARP já são destaques internacionais. Um dos exemplos é a atleta de futsal Luciléia Renner Minuzzo, ex-acadêmica do curso de Educação Física da UNIARP, pós-graduada em Futsal e integrante da Seleção Brasileira de Futsal Feminino. Atualmente ela está jogando na Itália, na equipe do Sinnai. Luciléia está atualmente morando na Província de Cagliari na ilha da Sardegna.
Em entrevista recente, Luciléia destacou que fazer um curso de nível superior sempre foi o seu sonho. “Nunca tive dúvidas que esse curso seria de Educação Física. Sou apaixonada pelo esporte de um modo geral, além de ser atleta de futsal”, comenta. Luciléia começou o curso de Educação Física em 2006 e rende elogios aos conteúdos que garantiram a sua profissão. “Os conteúdos oferecidos pelo curso de Educação Física da UNIARP foram sempre muito abrangentes, proporcionando ao aluno conhecer e dominar instrumentos, métodos e técnicas, bem como planejar, executar e avaliar programas de Educação Física tanto no ensino público como no privado, além do esporte e promoção à saúde”, explica.
“A relação entre teoria e prática me ajudou a entender e melhorar o meu desempenho tanto dentro como fora das quadras. A partir do momento em que você quer ser melhor ou busca estar entre os melhores, requer mais conhecimento e mais estudo. Hoje já não basta apenas saber jogar futsal. Entender as particularidades do esporte, os esquemas táticos, a preparação física e como o corpo reage ao exercício físico, é tão importante quanto a prática isolada do esporte”, completa a atleta.
Nascida em Santo Ângelo em 1983, Luciléia Renner Minuzo, a camisa número 10 e pivô da Seleção, é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira de Futsal, com 32 gols em 20 jogos. Em dezembro de 2011, Luciléia e equipe sagraram-se campeãs do Campeonato Mundial de Futsal Feminino, em Fortaleza-CE, em jogo contra a Seleção da Espanha.
Educação Física: Curso de destaque
O profissional de Educação Física Rodolfo Machado de Souza Segundo, formado pela UNIARP destaca que a estrutura universitária e a matriz curricular do curso são alguns dos destaques para a formação de profissionais de ponta. “Além do corpo docente muito qualificado, o qual tem plena didática proporcionando assim ao acadêmico conhecimento sobre as áreas da educação física abordadas. Além de tudo isso, outra coisa importantíssima é a rede de amigos e contatos que pode ser criada na universidade. Os palestrantes, professores e companheiros de curso ou de universidade podem nos prover várias oportunidades de conhecimento e aprendizagem durante esse período acadêmico”, cita. “Os cinco anos de universidade para mim, abriram minha cabeça para novas oportunidades, trabalhar em áreas onde o conhecimento e a aprendizagem foram muito grandes. A educação física proporciona pleno conhecimento sobre o corpo e a atividade física que não contemplamos antes de virarmos profissional de saúde”, completa.
Parcerias de sucesso
A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) acredita que o esporte, assim como a educação, são poderosas ferramentas de desenvolvimento dos valores sociais, morais e éticos, provocando o fortalecimento da formação humana de crianças, jovens e adultos. A Universidade mantém um programa especial de incentivo ao esporte. São várias as iniciativas apoiadas pela UNIARP como no futsal feminino, handebol, atletismo, futebol masculino e feminino, jogos universitários e também no MMA com o lutador Júnior “Cigano” dos Santos.
Um dos clubes esportivos que tem parceria com a UNIARP é o Caçador Atlético Clube (CAC). “O esporte é a maneira de conciliar a Educação, disciplina, responsabilidade e respeito”, comenta o presidente do Clube, Denílson Araújo.
O Caçador Atlético Clube conquistou a Divisão de Acesso do Catarinense dia 28 de outubro. Em jogo emocionante em Jaraguá do Sul, o Tricolor venceu por 1 a 0 e levantou a taça. Em 2013, o CAC estará na 2ª Divisão do Estadual.
Outro atleta destaque que conta com a parceria da UNIARP é Luy Mauriki Dias De Lima, do atletismo de Caçador e acadêmico do curso de Educação Física. Com 17 anos Luy conquistou a medalha de prata nos Jogos Abertos de Santa Catarina de 2011 e ainda tem no currículo três competições internacionais, incluindo dois campeonatos mundiais, além de diversas participações em competições nacionais e estaduais, tendo sido eleito ainda atleta revelação de SC em 2011.
Campeão Mundial de MMA
A parceria da UNIARP com o esportista e campeão mundial Junior dos Santos surgiu no momento em que as aspirações de ambos seguiram o mesmo caminho: a inclusão social através do esporte e da educação.
Junior dos Santos Almeida é uma das maiores revelações do esporte Lutas Marciais Mistas ou na sigla em inglês MMA. No mundo das lutas o atleta é conhecido pela frieza nos combates e também pelo fato de ser um peso pesado que tem uma grande velocidade e boa facilidade de encaixar golpes contundentes. O lutador caçadorense Júnior dos Santos ganhou o título mundial dos Pesos Pesados do UFC em novembro de 2011 e o manteve após derrotar Frank Mir na edição 146 do UFC, dia 26 de maio de 2012 em Las Vegas.
Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP