Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

100 ANOS DO CONTESTADO

Rio das Antas recebe homenagem na Capital

18/10/2012 às 17:23

Imprimir

Rio das Antas esteve representado na Sessão Solene que lembrou os 100 da Guerra do Contestado, realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis. Várias foram as homenagens prestadas pela Casa, destacando a importância que o conflito teve para a história e das marcas que deixou empregada nos municípios em que ocorreu.
O vice-prefeito de Rio das Antas, Ingo Weiss, foi um dos homenageados. Ele recebeu uma placa e uma bandeira em comemoração aos 100 anos da Guerra do Contestado. O evento reuniu representantes dos 40 municípios que fazem parte da Região do Contestado, além de historiadores e personalidades, como Rosalina Cristina Pereira, de 107 anos, filha de combatente da guerra.
Em Rio das Antas, várias batalhas foram travadas. Em função da ligação direta com a disputa de um século atrás, o Município foi homenageado. Weiss recebeu as honrarias representando a Administração Municipal e contou estar emocionado ao marcar presença em evento tão importante para a história de uma parte significativa do Estado de Santa Catarina.
- É de suma importância este reconhecimento feito para Rio das Antas pelos parlamentares catarinenses. A Guerra do Contestado é lembrada como uma disputa sangrenta, quem sabe até covarde, mas é uma parte da história que não deve ser nunca esquecida. Muito do que somos nos dias de hoje devemos ao que foi feito no passado, tanto em personalidade quanto em região, diz.
A Guerra do Contestado aconteceu entre outubro de 1912 e agosto de 1916, registrando um sangrento massacre de camponeses que habitavam a região. Abandonados pelos Poderes Estadual e Federal da época, os camponeses pouco puderam fazer para evitar que as terras fossem doadas a madeireiros e à Soutern Brazil Lumber. Para defenderem seus direitos, a guerra foi iniciada.

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR