Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O Ministério Público Eleitoral de Caçador protocolou no dia 15 de setembro, a representação nº 125317/2012, de investigação judicial para apuração de: cessão e uso de bens móveis pertencentes á Administração Pública Estadual, em benefício do candidato Beto Comazzetto do PMDB. O documento ainda cita o abuso de poder econômico e a captação ilícita de sufrágio supostamente praticado pelo candidato.
Beto Comazzetto, que é ex-vereador e foi secretário de desenvolvimento regional, tem como vice-candidata a atual vice-prefeita do município, Luciane Regina Pereira, a qual também teve pedido de cassação do registro de candidatura.
Em anexo a representação feita pelo Ministério Público, constam gravações em áudio e vídeo e fotos que demonstram com clareza e comprovam os fatos denunciados pelo ministério público eleitoral. De acordo com a denúncia, o candidato Beto Comazzetto teria se deslocado no dia 28 de agosto de 2012, até a comunidade “Horto Florestal”, na saída para Calmon, afim de realizar campanha eleitoral.
Durante a reunião com os moradores do local, o investigado além das corriqueiras promessas de campanha, manifestou apoio a referida comunidade e, em troca de seus votos, comprometeu-se em entregar-lhes algumas ‘tesouras de madeira’ que haviam sido retiradas da cobertura do Colégio Estadual Dom Orlando Dotti, o qual encontra-se em reforma.
Segundo o Ministério Público, o candidato Beto, afirma nas gravações que a doação destes materiais já havia sido praticada outras vezes, inclusive quando da execução da obra no Colégio Paulo Schieffler.
No entendimento do Ministério Público, o candidato teria desviado e abusado de seu poder político e, utilizando-se da influencia que possui junto a secretaria regional, local onde exercia o cargo de secretário, promoveu sem qualquer regularidade procedimental e legal a cessão/doação das tesouras que pertenciam ao colégio Dotti à comunidade do Horto, garantindo com isso o cumprimento da promessa de benefício/vantagem em troca dos votos dos moradores daquela comunidade para si e para sua vice Luciane Pereira.
As provas apresentadas
Ainda de acordo com o documento do Ministério Público, a prática do ato é comprovada de forma ‘irrefutável’ pelas provas anexadas á representação, onde o próprio investigado Beto Comazzetto, em determinada parte das gravações, além de pedir votos dos moradores, anuncia em troca destes votos, a doação do bem público que iria fazer para a comunidade do Horto Florestal. Baseando-se nos vídeos e fotos anexadas, o promotor afirma ainda que fica comprovado o carregamento das tesouras no colégio e posterior entrega na comunidade do Horto, inclusive comprovada por nota fiscal a contratação do serviço de transporte das tesouras pela empresa Berardi Comércio e Indústria LTDA.
Distribuição de Combustíveis
Além da doação ilegal das tesouras da cobertura do colégio Dotti, o Ministério Público Eleitoral recebeu denúncias de que o Posto Araucária (Posto Dudo), estava promovendo na tarde do dia 25 de agosto, a distribuição de combustíveis aos eleitores que tinham suas motos e veículos adesivados e ostentando bandeiras dos candidatos Beto e Luciane, caracterizando ‘indubitável captação ilícita de sufrágio, por meio de abuso de poder econômico.
Para averiguar as informações, o MP solicitou ao posto as notas e cupons fiscais emitidos no referido dia e, como já era esperado, de fato constatou que o posto promoveu a distribuição indiscriminada de combustível aos eleitores com fulcro de beneficiar o candidato Beto Comazzetto.
Com as notas e cupons nas mãos, o Ministério Público constatou que ás 15h44min, o bico 02 da bomba 01 do Posto Dudo, despejou ininterruptamente mais de 745 litros de combustível, gerando um único cupom fiscal no valor de R$ 1.863,43 em nome do cliente “Eleições 2012, Gilberto Comazzetto Prefeito”.
O pedido de cassação das candidaturas
Para o Ministério Público Eleitoral de Caçador, tal situação desiguala os candidatos, e compromete o almejado equilíbrio de condições para a disputa política, principalmente em uma cidade como Caçador, com um número de eleitores que demonstra que cada voto é importante para a decisão do pleito, levando em consideração o fato de que neste município em uma determinada disputa a diferença ficou abaixo da casa da dezena (diferença de 9 votos entre Reno Caramori e Onélio Menta).
Diante das comprovações averiguadas pelo Ministério Público e baseadas em diversos artigos da Constituição Federal e da Lei Eleitoral que rege sobre o país, o promotor Jadson Javel Teixeira encaminhou a representação ao Juiz Eleitoral André Milani, solicitando a inelegibilidade dos representados Gilberto Amaro Comazzetto e Luciane Regina Pereira tanto para a eleição do corrente ano, quanto para os pleitos dos próximos oito anos seguintes, cassando em decorrência, o registro da candidatura dos dois representados ao pleito de prefeito e vice-prefeita de Caçador em 2012, além de multa.
Segue o vídeo com as partes mais importantes dos fatos que comprovam a doação ilícita das tesouras da cobertura do Colégio Dotti, doadas pelo candidato Beto Comazzetto em troca dos votos dos moradores da comunidade do Horto Florestal:
05/12/2012 - 16:17 | PESSOA CONFIDENCIAL
O BETO É HONESTO E SEI QUE ESSES QUE ESSES QUE TORCEM PARA QUE ELE NÃO ASSUMA VÃO SE LASCAR PORQUE ELE VAI ASSUMIR DE CABEÇA ERGUIDA E VAI FAZER MUITO MAIS POR CAÇADOR DOQUE O SAULO.PORQUE VEJAM AS CESTAS BASICAS Q A SIRLEI DEU ALGUEM RECLAMOU?NÃO
04/12/2012 - 20:46 | Moradora de Timbó Grande
Juliana Martinez, não sei se você sabe, quem julga é o leigo, mas só quem pode condenar é um juiz, quem é você para criticar outro município, se for será, e para o povo que fala mal da justiça. vão estudar e aí questionar o trabalho das pessoas.
02/12/2012 - 20:29 | eleitora
Como o Saulo faz falta,,,,, pelo menos medico nós tinha e agora nada, O tal de Imar é da mesma laia. Espero que a justiça seja feita pois se este Beto tomar posse estamos lascados,,,,,Mas povo Caçadorence, temos muita força e temos que sair pras ruas
02/12/2012 - 12:17 | PROFESSORA
QUE VERGONHA MESMO..... UM TIPO DESSE GANHA HORROR DE UM SALARIO A GENTE COMO EDUCADORES LUTAMOS POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR.. E NOSSO SALARIO É UMA VERGONHA;;;;E UM CARA DESSE DEVERIA DAR EXEMPLOS BONS E NÃO ESSE TIPO DE COISA.
01/12/2012 - 17:23 | Macieirense
Espero que chegue a ves de Macieira porq aqui sim que é uma vergonha.Mas oque é bom dura poco. ADEUS MANINHO vc ja era...Caçador esta de parabéns.
30/11/2012 - 14:31 | juliana martinez
tem que ir ver isso em outros municipios também ! TIMBÓ GRANDE é uma dica ! lá sim tinha que caçar o prefeito eleito
30/11/2012 - 14:29 | Brendha
democracia é muito importante porém so teve votos pq comprou . e isso não é correto certo?cade a democracia também né , ou acham que promessas e compra de votos é algo correto? o povo de caçador tinha que acordar !!
30/11/2012 - 14:12 | joelalvesdeoliveira@live.com
sim ali mostra que ta sendo deixados as tesouras mas mais nao pode sem afirmado que foi o betto comaseto pode ate sido do outro partido que fiseramtudo isso por que em ipotese alguma aparese o prefeito betto comaseto
30/11/2012 - 11:56 | Povão de Caçador
CHEGA DE CORRUPÇÃO EM CAÇADOR TEM QUE PONHAR PRA FORA TODOS MAS TODOS OS CORRUPTOS MESMO ESTAMOS PAGANDO O SALÁRIO PODER GANHAM TODAS AS REGALIAS QUE NÓS NÃO TEMOS E AINDA SE ACHAM NO DIREITO DE ROUBAR E FRAUDAR É ISSO MESMO CHEGA ??????
30/11/2012 - 10:27 | Paranaense
VOLTA SAULO !!!!!!!!
29/11/2012 - 14:34 | caçadorense também
Concordo com você Caçadoense, o Beto ganhou porque obteve seis mil votos a mais que o outro Candidato e isso é democracia, vivemos em um Pais Democrático onde o cidadão vota em quem quizer. Esse Juiz que cuide do serviço dele......
29/11/2012 - 14:12 | Cidada Caçadorense.
Gente ainda não se tocaram,,,Isso é dor de cotovelo das grandes, Vocês perderam de novo minha gente se convençam disso e vão trabalhar, chega de mamata. com certeza infiltraram um \"sem carater \" da turma deles para fotografarem o trabalho do Prefei
28/11/2012 - 23:08 | leitor
nao vi nenhuma vez a presença do beto em nenhum momento ele aparece, isso só pode ser dor de cotovelo, vamos nos preocupar com coisas mais importantes. É por muito menos mesmo o saulo foi cassado só deixou a prefeitura quebrada sem credito.
28/11/2012 - 19:28 | indiguinada
imagina se fossem vasculhar os vereadores mais eleitos, dai ia sair mais sujeira debaixo do tapete, tomara que isso v p frente, prq ja estava os cabides de emprego a espera de suas vagas
28/11/2012 - 18:48 | Indignada!!
Olha tem tanta coisas errada nesse mundo tem tantos bandidos por ai assaltantes e eles vão querer cassar alguém que fez uma doação para um pessoal que estava precisando dos materias!! é uma droga essa justiça!!
28/11/2012 - 18:28 | Professor
Que vergonha hein! Depois desta devia sumir da cidade como o anterior fez! Poxa os Pais educam, os Professores ensinam, e ainda faz uma destas?
28/11/2012 - 13:34 | Gabriela fernandes
ele nao tem vergonha na cara voto é limpo ta seu beto
28/11/2012 - 12:05 | Euindiginada
Começo agora a acreditar na justiça em Caçador, espero que permeça firme na decisão, e que o candidato reconheça as irregularidades e acate o que a justiça determinou...
28/11/2012 - 10:48 | professora
Esperamos que em segunda estância o juiz estadual também seja coerente e não se venda!Por menos o Saulo foi cassado.
28/11/2012 - 08:18 | Eu............
Não dá pra acreditar que em Caçador isso ainda possa acontecer.... Isso é crime, se contar os gastos aos cofres públicos para uma nova eleição, e o povo mais uma vez ter que se deslocar de seus lares pra votar novamente....Palhaçada....
28/11/2012 - 00:00 | CAÇADORENSE
CADÊ A DEMOCRACIA? A ÚNICA COISA QUE O POVO TEM DIREITO É O VOTO, O HOMEM FAZ A MAIORIA DOS VOTOS, E VEM UM JUIZ E SE ACHA NO DIREITO DE CASSAR? VIVEMOS NUM PAÍS COMUNISTAS E NINGUÉM VÊ. ACORDA POVO SAI PARA AS RUAS, REAJA, DEFENDA OS SEUS DIREITOS,
27/11/2012 - 23:20 | corujão
perdeu pleiboi
Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43