Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Rádio Caçador FM promoveu na manhã deste domingo o último debate entre os candidatos a prefeitura de Caçador antes das eleições. O encontro foi mais uma oportunidade para a população caçadorense conhecer as propostas que Sirley e Fically pretendem implantar no município a partir do próximo ano.
No primeiro bloco Sirley destacou a sua preocupação com o desenvolvimento da cidade. Disse que a saúde será a principal bandeira de seu governo, pretende desburocratizar o sistema de atendimento, diminuir as filas e o tempo de espera para consultas e exames.
Lembrou ainda que, de acordo com o Ministério da Saúde, o município de Caçador não cumpre com as suas obrigações básicas, já que desenvolve apenas um terço daquilo que é de sua capacidade. Pelo próprio relatório do MS, teve um desempenho considerado insatisfatório, pouco resolutivo e desorganizado.
O foco na educação, com a ampliação de 500 vagas nas creches e o ensino integral opcional nas escolas da rede municipal também foi abordado. Além disso, destacou o plano de cargos e salários dos profissionais desta área e a abertura das creches o ano todo.
No segundo bloco a candidata da Coligação “Unidos Por Nossa Gente” respondeu perguntas elaboradas por representantes de entidades representativas do nosso município. O primeiro questionamento foi realizado pelo comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Yukio Yamaguchi, sobre as suas ações na área da segurança. Sirley afirmou que o gestor público precisa enxergar Caçador como uma cidade de 150 mil habitantes, já que aquilo que acontece em seu entorno reflete na cidade.
A segunda pergunta foi elaborada pelo coordenado do Grupo de Teatro Temporá, Adilson Panatta, indagando sobre as suas ações na área da cultura. Sirley afirmou que pretende fortalecer o fundo municipal de cultura, dar independência para que a Fundação Municipal desenvolva os seus projetos, apoiar as entidades e associações que trabalham com projetos culturais e criar o festival municipal da cultura, integrando todos deste setor em uma grande festa.
No terceiro bloco Sirley respondeu aos questionamentos dos seus oponentes. Sobre a saúde, pergunta de Darci Ribeiro, ela reafirmou o seu compromisso em promover um atendimento humanizado, implantar o prontuário eletrônico, trabalhar para implantação da policlínica no município, diminuindo assim o número de atendimento fora do domicilio com as especialidades que serão implantadas.
A agricultura foi o tema da pergunta de Beto Comazzetto. Sirley lembrou que este setor passa por problemas devido as condições climáticas que afetaram culturas como a cebola, pêssego, uva e até mesmo o tomate nos últimos dias. Ressaltou que estas perdas podem ser amenizadas se o poder público municipal desenvolver políticas públicas que beneficiem o produtor.
Fez um apelo para que o prefeito Imar Rocha pague o sistema anti-granizo que tanto auxilia os agricultores e que há alguns meses está desativado por falta de pagamento.
Lembrou ainda que pretende implantar a patrulha mecanizada, que vai atender além das estradas, porteira a dentro; e o projeto Caminhos do Desenvolvimento, em parceria com o governo do Estado para a pavimentação das estradas do interior. “Junto a este, outro projeto será implantado: o Turismo Rural”, completou.
Em relação ao desenvolvimento econômico, destacou que apesar de ser a 15ª cidade mais populosa do Estado, a 8ª maior exportadora e a 19ª com o maior PIB de Santa Catarina, Caçador tem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano e alto índice de pobreza. “Caçador produz, é uma cidade importante no cenário estadual, mas precisamos fazer que o retorno dos nossos impostos seja maior, que as ações do estado e da união sejam maiores e isso nós vamos buscar”, frisou.
Em suas considerações finais a candidata agradeceu mais uma vez ao povo caçadorense pela aceitação das suas propostas, pela acolhida nas caminhadas e reafirmou o seu compromisso de fazer um governo voltado às necessidades da nossa gente. “Nesta reta final, peço mais uma vez o apoio de você, confiem no trabalho de Sirley e Fically e juntos vamos desenvolver grandes ações”, finalizou.
Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43