Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

JASC

Judô é esperança de medalhas para Caçador

29/08/2012 às 00:43

Imprimir

O judô caçadorense treinado pelo professor Godoy é sempre esperança de medalhas nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Em 2011, no município de Criciúma, Cândida Garcia conquistou a medalha de bronze, na categoria pesado. Recentemente a atleta conquistou a medalha de prata nos Jogos Universitários Catarinenses. Outro experiente judoca, Clodoaldo Possenti, o popular Miúdo, tem motivos de sobra para estar ansioso com a proximidade dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Essa competição marcará a despedida de Miúdo dos tatames. Medalhista de prata em 1994 e de bronze em 2001 e 2008, Miúdo vai no sacrifício para a sua última competição.
“No último JASC participei lesionado. Fiz tratamento até o mês de julho e voltei a treinar agora em agosto pra tentar ficar mais ou menos bem fisicamente. E tentar encerrar a carreira dentro de Caçador, que sempre foi um sonho. Temos 75 dias de treinos e vamos para o tudo ou nada”, declarou Miúdo.
Quatro atletas no naipe feminino e cinco no masculino. Essa será a composição da equipe caçadorense no JASC. Além de Miúdo e Cândida, Vanderlei Cardoso, Neivo Pesavento, Julio Tortato, Rafael Rupp Antunes, Sheilla Alves, Taelis Tasca, Andressa Kaspezak.
“Temos chances de medalhas. Estamos treinando forte. Sempre tem delegações que trazem atletas de fora, mas sempre chegamos. A Cândida, a Sheilla e o Miúdo possuem grandes chances de chegar entre os três. Sempre chegamos, o judô sempre traz alguma medalhinha e sempre com atletas prata da casa”, finalizou Godoy.

História do esporte
O judô é uma arte marcial fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
A vestimenta utilizada nessa modalidade é o quimono, que no judô recebe o nome de e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogui que é composto pelo casaco (Wagui), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa (obi), o judogui pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.
Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.
Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.
No Brasil, a arte começou a ser praticada em 1910, em São Paulo. A primeira medalha olimpica brasileira no judô veio em 1972 em Munique. Nos jogos olímpicos de Londres, com a conquista de quatro medalhas, sendo uma de ouro conquistada por Sarah Menezes, o judô tornou-se o esporte que mais medalhas deu ao Brasil em jogos olímpicos.
 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

08/11/2012 - 16:27 | kauane

adoro judo


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR