Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Secretário regional Beto Cruz esteve no encontro com o secretário do Planejamento, Filipe Mello
Representantes das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Caçador, Campos Novos, Concórdia, Curitibanos, Seara, Videira e Xanxerê participaram nesta segunda-feira, 27, em Joaçaba, de reunião com o secretário de Estado do Planejamento, Filipe Mello, sobre a Operação Cidadania. O programa, que terá coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG) e execução das SDRs, em parceria com prefeituras, entidades e iniciativa privada, terá início no mês de novembro.
O secretário regional de Caçador, Beto Cruz, esteve no evento acompanhado do gerente de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rovílio Ficagna e da gerente de Turismo, Cultura e Esportes, Ruth Goulart. O secretário Filipe Mello justificou que a primeira ação era prevista para o dia 4 de agosto, mas foi adiada para evitar desgastes políticos em razão das eleições municipais.
Com o objetivo de aproximar os cidadãos catarinenses dos projetos e ações governamentais, a Operação Cidadania será promovida uma vez por mês em todas as 36 SDRs, iniciando pelos municípios com menor Índice Catarinense de Desenvolvimento Humano (Icadeh). Na Regional de Caçador o primeiro município a receber a ação será Calmon. “Cada SDR poderá elaborar o seu cronograma, desde que a ação contemple um município a cada mês”, enfatizou Mello.
Durante a reunião, as SDRs foram orientadas sobre algumas providências a serem adotadas, como a busca de parceiros, definição de locais, transporte, segurança, entre outras. Os participantes também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, principalmente em relação aos recursos, que devem ser descentralizados para a realização dos eventos. “É importante a troca de ideias entre as Regionais para o sucesso do programa”, sugeriu o secretário regional de Joaçaba, Jair Antônio Lorensetti.
Filipe Mello lembrou que a Operação Cidadania é o momento do Governo do Estado prestar contas do que está fazendo pela sociedade. Em cada operação, a população será contemplada com ações e programas nas áreas da Saúde, Educação, Agricultura, Planejamento, Turismo, Cultura e Esporte, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Segurança Pública, Infraestrutura, Defesa Civil, Justiça e Cidadania. Entre os serviços oferecidos, destaque para: divulgação de programas de orientação e prevenção; recreação infantil; apresentações artísticas e culturais; oficinas; palestras; distribuição de informativos e cartilhas educativas; confecção de carteiras de identidade; medição da pressão arterial; teste de glicemia; entre outros.
Participaram da reunião os secretários regionais de Caçador, Beto Cruz; Campos Novos, Alaor Gotz; Concórdia, Paulo Pastore; Curitibanos, Luiz Fernandes França; Seara, Gládis Regina dos Santos; e Xanxerê, Cristiano Toffolo; o diretor de Planejamento da SPG, Norton Flores Boppré; além de diretores, gerentes e assessores das SDRs e representantes da Epagri, do Instituto Geral de Perícias (IGP) e do Corpo de Bombeiros.
Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP