Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A partir de outubro o agricultor será informado sobre o uso dos insumos a serem aplicados nas lavouras de tomate. A orientação a ser repassada no Programa de Rádio da Prefeitura de Caçador, na Rádio AM; faz parte do Sistema Integrado de Produção de Tomate (Sispit), desenvolvido pela Epagri e a Secretaria de Agricultura. Detalhes da iniciativa foram discutidos pelo prefeito Imar Rocha; gerente regional da Epagri, Valderis Rosset e o secretário da pasta, Tiago Borga, nessa segunda-feira (20).
“No mês de outubro, a partir de 7 de outubro, quando a Lei Eleitoral permite, através do Programa da Prefeitura - via rádio - serão divulgadas orientações relacionadas à aplicação do agrotóxico na plantação de tomate; o objetivo desse trabalho é reduzir o custo e melhorar a qualidade do produto, preservar o meio ambiente e a saúde dos que trabalham na lavoura de tomate. Será importante que o nosso agricultor passe a acompanhar esse programa apresentado de segunda a sexta-feira, às 7h e às 13h, na AM”, anuncia o prefeito Imar Rocha.
“Através do apoio da Prefeitura de Caçador vamos vincular informações sobre o manejo da produção via rádio; esses dados serão obtidos através de monitoramento, conforme as condições climáticas do dia; para determinar o tipo de tratamento específico àquela semana e incentivar assim o cultivo de um produto melhor e mais seguro”, explica o secretário de Agricultura, Tiago Borga.
Segundo o gerente regional da Epagri e engenheiro agrônomo, Valderis Rosset, o Sispit visa estimular o uso racional dos insumos a serem aplicados nas lavouras de tomate, em conformidade com as necessidades das plantas. “Dessa forma, serão evitadas aplicações excessivas que prejudicam a qualidade do produto e gastos indevidos do agricultor; ao contrário do que é feito hoje.
Instaladas unidades de observação
Além das de unidades demonstrativas, o Sistema Integrado de Produção de Tomate vai criar novas ações para auxiliar home do campo. “Também a partir de outubro serão instaladas sete unidades de observação no interior do Município, para isso será estabelecido umcalendário de visitações pelos agricultores; esses locais serão visitados pelos agrônomos que farão o repasse de informaões obtidas através das tecnologias do momento em função do desenvolvimento da agricultura”, conclui o gerente regional da Epagri, Valderis Rosset.
“Esse trabalho de orientação já é feito junto a várias comunidades, aonde são instaladas unidades demonstrativas. Na Linha Rio Brugre, Adolfo Konder, Castelli, Cará e no Km 17 (Taquara Verde), os técnicos da Epagri e da prefeitura se deslocam para prestar informações às terças-feiras”, ressalta o prefeito Imar Rocha.
O prefeito ressalta a importância do Sispit àqueles que se dedicam à plantação do tomate. “Convidamos nossos agricultores para que procurem a Epagri ou a secretaria de Agricultura em busca de informações sobre o programa e para participarem dessas reuniões; lá eles serão informados sobre esse sistema que permite uma economia de mais de 50% do uso de agrotóxicos na lavoura, que poderá ser revertido em lucro ao agricultor”, completa.
Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP