Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Alternativa que visa aproveitar os profissionais das 13 unidades de saúde em menos locais, foi sugerida pelo prefeito Imar Rocha
Na manhã dessa quarta-feira (8), o prefeito Imar Rocha participou de reunião realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, na Câmara de Vereadores. Após ouvir algumas pautas do encontro, ele abordou um tema atual e ainda sem solução: o atendimento nos postos do Município, sugerindo a redução de locais e melhoria em algumas estruturas.
“Hoje temos 13 unidades de saúde distribuídas na cidade, além do Pronto Atendimento; todos locais que dependem de uma equipe de profissionais que poderia ser reduzida caso esses atendimentos fossem concentrados em quatro ou cinco postos de saúde”, fundamenta Imar Rocha.
O prefeito de Caçador explica que a iniciativa baseia-se nas vistorias feitas junto da secretária de Saúde. “Percebi que muitos postos de saúde não recebem o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto outros têm uma demanda reprimida; por isso ocorre a demora no atendimento. Trago essa discussão aos conselheiros e também à comunidade; e quem sabe ao próximo prefeito que terá mais condições e tempo para efetuar essa mudança tão necessária”, completa.
Ainda na ocasião, o prefeito Imar Rocha assistiu à apresentação do projeto ‘Tecnologia da Informatização e Comunicação no Cuidado Paliativo de Pacientes Oncológicos’ de autoria da secretária da pasta Dinamar Gomez. A iniciativa de atualização de dados oncológicos de Caçador será desenvolvida em parceria com os profissionais da saúde local.
“Através desse projeto, teremos dados precisos e poderemos oferecer ao paciente um suporte emocional, o tratamento a domicílio na parte de fisioterapia, psicologia e até mesmo na área de assistência social”, avalia o prefeito Imar Rocha.
Perfil oncológico de Caçador
Conforme Dinamar Gomez, o projeto ‘Tecnologia da Informatização e Comunicação no Cuidado Paliativo de Pacientes Oncológicos’ será realizado em etapas. Para criar o banco de dados será desenvolvido um link que estará disponível no portal da Secretaria de Saúde com o formulário e informações sobre a doença.
“Hoje após o aparecimento dos primeiros sintomas do câncer o portador da doença, em todo o país, aguarda em média três meses para iniciar o tratamento; com essa ação pretendemos garantir a cura da doença o mais rápido possível, e a devolução da qualidade de vida desse paciente”, relata.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros