Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Conhecida como UTI Móvel, o veículo foi entregue ao secretário regional Beto Cruz, em Florianópolis
O governador Raimundo Colombo e o secretário da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, entregaram nesta terça-feira (7), 30 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Caçador foi contemplada com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), também conhecida como UTI Móvel. A entrega do veículo ocorreu no Centro Administrativo do Governo do Estado, onde esteve o secretário regional de Caçador, Beto Cruz.
O investimento do Governo foi de R$ 3,8 milhões na compra dos veículos, para atender pacientes de 27 municípios. A frota conta com 22 Unidades de Suporte Básico (USB) e oito Unidades de Suporte Avançado (USA). Colombo destacou o gerenciamento do Samu, que desde a última quarta-feira, 1° de agosto, passou a ser feito pela Organização Social (OS) Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina – SPDM. “Além da entrega de ambulâncias, o modelo de gestão que estamos adotando por meio de OS é muito importante. Com isso vamos conseguir completar todo o quadro de funcionários e zerar o déficit da equipe de 600 para mil funcionários. Estamos vencendo mais uma etapa”, disse o governador.
“Essas ambulâncias são instrumentos que salvam vidas. É um ganho na qualidade dos serviços. Nossa meta é equipar todos os municípios de forma decente, fortalecendo, assim, todo o atendimento em saúde”, afirmou o secretário da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira.
Para atuar na unidade em Caçador já estão sendo capacitados cinco socorristas e cinco enfermeiros, que permanecem até o final deste mês atuando junto às equipes do SAMU de Joçaba. De acordo com a coordenadora de enfermagem Renilce Massing, os profissionais médicos que desejam atuar pelo Samu em Caçador, podem ligar para (49) 3521 3791 (SAMU Joaçaba).
O secretário regional Beto Cruz explica que o SAMU irá ter sua base junto aos Bombeiros Voluntários de Caçador, e que todo o trabalho da unidade não terá custos para a Prefeitura. “Através do Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde vamos conseguir atender a alta complexidade de forma móvel em Caçador região. A agilidade neste tipo de ocorrência pode salvar muitas vidas e por conta disso nos sentimos satisfeitos pela conquista”.
O SAMU
O SAMU é um programa destinado para o atendimento das emergências clínicas, obstetrícias, pediátricas e psiquiátricas que funciona 24 horas por meio do telefone 192. O Serviço conta, hoje, com uma central de regulação em Joaçaba e centrais integradas em Balneário Camboriú, Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Lages e Joinville. Atualmente, o Samu trabalha com uma frota de 23 Unidades de Suporte Avançado (USA), 102 Unidades de Suporte Básico (USB), quatro Veículos de Intervenção Rápida (VIR) e um helicóptero, mantendo parcerias com o Corpo de Bombeiros, com uma média de 23 mil atendimentos mensais. Desde a sua implantação no Estado, o Samu já prestou mais de 1,4 milhão de atendimentos.
O que é uma OS?
A Organização Social é uma qualificação, um título, que o chefe do Poder Executivo do Estado outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber do Poder Público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, que devem ser necessariamente de interesse da comunidade. Trimestralmente, a OS deve prestar contas à Secretaria Estadual de Saúde.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros