Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Ação será desenvolvida através do recadastramento de portadores de câncer do município com intuito de melhorar a qualidade no atendimento e no tratamento da doença
O atendimento médico ao portador de câncer em Caçador será foco de uma ação inovadora nos próximos dias. A Administração Municipal através da Secretaria de Saúde fará o recadastramento daqueles que dependem do tratamento oncológico local. O projeto ‘Tecnologia da Informatização e Comunicação no Cuidado Paliativo de Pacientes Oncológicos’ foi apresentado na tarde de terça-feira (23) pela responsável da pasta Dinamar Gomez, aos profissionais de saúde.
“Nessa primeira reunião discutimos a elaboração da ferramenta a ser utilizada no processo, através do levantamento de dados inicial desses pacientes. Para isso será desenvolvido um link que estará disponível no portal da Secretaria de Saúde com o formulário e informações sobre a doença”, explica.
A secretária de Saúde explica que a iniciativa visa obter dados atuais, os mais próximos da realidade, para definir ações em prol desses pacientes. Ela informa que atualmente o índice de casos oncológicos em Caçador é de 2,8% da população. “Mas não é uma informação precisa, queremos saber além da quantidade, o tipo de câncer, os hábitos de saúde desse paciente, a sua situação para podermos oferecer o cuidado devido junto a prevenção da doença”, acrescenta.
ATUALIZAÇÃO: Após confecção de um questionário específico ao portador de câncer a comunidade será informada para participar. “Faremos o chamamento via rádio do paciente ou de seus familiares para que preencham esse cadastro pela internet, ou junto ao setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) na Secretaria de Saúde”, detalha Dinamar.
Redução do tempo de espera no atendimento
Após o aparecimento dos primeiros sintomas do câncer o portador da doença, em todo o país, aguarda em média três meses para iniciar o tratamento. Através da atualização dos dados no Município, a Secretaria de Saúde de Caçador pretende reduzir esse tempo de espera e oferecer mais qualidade de vida ao paciente. “Mesmo sendo um atendimento de obrigação do Estado, queremos agilizar esse encaminhamento para o TFD em Joaçaba, Lages ou Florianópolis”, justifica Dinamar Gomez.
A secretária municipal de saúde relata que a medida tem o objetivo de garantir a cura da doença o mais rápido possível, e a devolução da qualidade de vida desse paciente. “Hoje não se sabe como o paciente está no seu estado nutricional e emocional até iniciar o tratamento, nem o quanto de perspectiva de cura da doença ele já perdeu”, completa.
Para Dinamar a busca pelo atendimento humanizado, é a função da secretaria que poderá através do projeto, oferecer ao paciente um suporte emocional, o tratamento a domicílio na parte de fisioterapia, psicologia e até mesmo na área de assistência social.
Formação de equipe multiprofissional
De acordo com Dinamar Gomez, secretária de Saúde, o projeto de atualização de dados oncológicos de Caçador será desenvolvido em parceria com os profissionais da saúde local. “Após o preenchimento dos formulários pelos pacientes em questão, esses profissionais farão a confirmação dos dados através da verificação cadastros in loco”, completa.
A secretária relata que dentre as vantagens do projeto está a criação de uma equipe multiprofissional para realizar o atendimento paliativo. “Poder ir até o domicílio dos pacientes mais graves e centralizar os atendimentos aos demais para garantir a qualidade de vida dessas pessoas”, fundamenta.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros