Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
história do Centenário do Conflito Social Armado - Guerra do Contestado – é resgatada em vários campos culturais em Caçador. Mais de mil crianças e adultos assistiram o espetáculo Memórias do Contestado coordenado pela arte educadora do Município, Lucinei Paes, no Museu do Contestado. O projeto faz parte da programação especial que comemora os 100 Anos do Contestado no Município.
O espetáculo reúne contações de história com alguns elementos de teatro; com foco em cima da figura mítica de João Maria, um santo para alguns, um monge e profeta para outros. A iniciativa é da Prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Municipal de Cultura, Museu do Contestado tem o apoio da Vento negro Companhia de Teatro.
De acordo com Lucinei Pares, o Memórias do Contestado está sendo apresentado para o público caçadorense, bem como para diversas cidades de Santa Catarina e do Paraná. “Também já tem vários convites para apresentações em diversas outras cidades, dentre elas Lages, Lapa e Curitiba”, anuncia.
Todo o trabalho de pesquisa e elaboração de texto foi feito por Lucinei Xavier Paes, atriz e contadora de histórias; músicas de Romário Borelli, sob a direção de Paulo Afonso de Castro e boneco do Monge João Maria confeccionado por Renato Perré. SERVIÇO: Os interessados em assistir ao espetáculo, devem entrar em contato com o Museu do Contestado, pelo telefone 3567-1582 para agendamento e demais informações.
Dos livros ao palco
O espetáculo de teatro épico narrativo, desenvolvido de modo dialético, é fruto de uma pesquisa histórica e de uma vivência prática, onde a razão é parceira da emoção, na medida exata. Sem iludir o espectador com sentimentos fáceis, lágrimas de ocasião e mensagens oportunistas e panfletárias.
Conforme Paulo Afonso de Souza Castro, na peça são evocadas orações a São João Maria, a Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião, feitas pelo povo sertanejo da região do Contestado, incompreendidos e massacrados pelo exército da república dos coronéis a mando do capitalismo norte-americano.
Em Memórias do Contestado, está presente o aroma e o mistério das florestas de araucárias devastadas. “Nesta encenação a História é resgatada, sai dos livros e documentos e ganha vida, renova-se e incita a platéia a refletir não apenas sobre o passado, mas também a respeito do tempo presente com suas relevantes contradições sociais e ambientais. O espetáculo resume-se numa celebração em cena aberta, onde todos estão convidados a participar”, conclui Castro.
Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP