Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Projeto de Recuperação, Preservação Florestal de Nascentes e Áreas que Margeiam os Corpos D'água inscrito no Fundo Socioambiental do banco, foi o único a ser contemplado na região sul do país
O projeto inscrito pela Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) foi o único da região sul a ser aprovado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. O projeto de Recuperação, Preservação Florestal de Nascentes e Áreas que Margeiam os Corpos D'água concorreu com mais 98 inscritos em todo o país. A assinatura do convênio – no valor de R$ 200 mil - foi realizada na tarde dessa quarta-feira (20), no gabinete do prefeito.
Além do prefeito Imar Rocha, assinaram o convênio: a vice Luciane Pereira; o gerente geral da agência local, Giovani Roman Ross; Denise Chiarello ex-presidente e Luiz Gustavo Pavelski, presidente da Fundema. “Esse projeto visa garantir uma água de melhor qualidade para a população caçadorense, já que o valor será destinado à recuperação das nascentes”, ressalta o chefe do Executivo Municipal.
Para regulamentar o projeto, inscrito no ano passado, inicialmente foi realizado um cadastro em 18 comunidades do interior do Município; a Fundema teve o apoio da Polícia Ambiental e Epagri de Caçador. “E através dessa iniciativa toda a comunidade será beneficiada; não apenas os proprietários dessas áreas onde existem nascentes, tal qual a população que terá mais qualidade na água, já que essas nascentes alimentam o nosso rio e abastecem todo o Município”, completa.
Plantio de aproximadamente 20 mil mudas
Luiz Pavelski, presidente da Fundema explica que o projeto também visa promover ações de preservação da cobertura vegetal existente e incentivar o uso sustentável dos recursos naturais, principalmente o solo, a água e a cobertura florestal, de acordo com suas aptidões e capacidade.
“Dentre as atividades propostas está o plantio de aproximadamente 20 mil mudas nativas em áreas de preservação permanente, proteção de nascentes e fossas sépticas nas propriedades que foram disponibilizadas para participação do projeto”, detalha Pavelski, que agradece a colaboração de todos os parceiros neste trabalho.
SOS NASCENTE: Além das 18 propriedades contempladas nesse convênio, os interessados em recuperar as nascentes de áreas podem entrar em contato com a Fundema que fará estudo para a adequação necessária. Mais informações através do telefone 3567-2880.
Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP