Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Secretaria Regional de Caçador por meio da Gerência de Assistência Social, Trabalho, Habitação e Combate a Fome promove nesta quinta-feira (24) a apresentação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec/Social, voltado desta vez à população urbana e rural em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 16 e 59 anos. O lançamento será no Auditório Pedro Ivo Campos, anexo a SDR às 8h30.
De acordo com a gerente da pasta na SDR/Caçador, Beatriz Ribeiro dos Santos, esta é uma ação conjunta envolvendo sete Secretarias Regionais que estarão presentes, Videira, Campos Novos, Canoinhas, Concórdia, Joaçaba, Taió e a anfitriã Caçador. O Pronatec/Social é coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecerão a qualificação.
Os objetivos do programa passam pela expansão, interiorização e democratização a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores; Fomento e apoio a expansão da rede física de atendimento da Educação Profissional e Tecnológica; Contribuição para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional; e ampliação das oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação profissional.
Qual população poderá ser atendida?
Populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 16 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos, programas de transferência de renda e benefícios sócio-assistenciais, em especial para:
• Famílias e indivíduos com perfil do Plano Brasil Sem Miséria;
• Pessoas com deficiência beneficiárias do BPC;
• Jovens egressos do serviço de convivência para jovens;
• Pessoas inscritas no CADÚNICO;
• Egressos do sistema sócio-educativo;
• Famílias com presença de situação de trabalho infantil;
• População de Rua;
• Famílias com crianças em situação de acolhimento provisório;
• Adolescentes e jovens egressos do serviço de acolhimento;
• Indivíduos e famílias moradoras em territórios de risco em decorrência do tráfico de drogas;
• Indivíduos egressos do sistema penal.
Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP