Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

LINHA TAMANDUÁ

Câmara promoverá audiência pública para discutir divisa territorial

Decisão foi tomada depois que o vereador Rubiano Schmitz apresentou moção solicitando que Câmara se manifestasse favorável a transferência da Linha Tamanduá para Macieira

16/05/2012 às 18:46

Imprimir

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação deverá marcar para as próximas semanas uma audiência pública para discutir possível mudança entre o limite territorial de Caçador e Macieira. Isso porque alguns moradores da comunidade da Linha Tamanduá, hoje pertencente a Caçador, manifestaram interesse em pertencer ao município vizinho.
Uma Moção chegou a ser apresentada pelo vereador Rubiano Schmitz na sessão desta terça-feira, 15, solicitando à presidente Sirley Ceccatto o encaminhamento da mesma ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Gelson Merísio, e ao governador Raimundo Colombo, mas foi retirada após solicitação de audiência pública por parte dos vereadores Carlos Evandro Luz e Marcos Creminácio e consulta aos demais vereadores.
Segundo Rubiano, houve moradores daquela comunidade que manifestaram este interesse através de abaixo-assinado e já houve manifestação favorável por parte dos Poderes Executivo e Legislativo da cidade vizinha.
Somando a isso, há o estudo realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, através da Diretoria de Estatística, Geografia e Cartografia, que emitiu o Laudo Territorial de retificação de divisas, concluindo pela viabilidade na alteração destes limites.
“A anexação da referida área ao Município de Macieira traria mais benefícios aos moradores da Linha Tamanduá, já que os mesmos já são atendidos parcialmente pela municipalidade vizinha, nas áreas da saúde e educação, onerando dessa forma o erário municipal, sem contrapartida para cobrir tais despesas”, afirmou Rubiano.
Ao comentar sobre o assunto o vereador Marcos Creminácio se colocou contrário a Moção por entender que esta atitude simbolizaria um atestado de incompetência por parte do município de Caçador. “Se formos aceitando as mudanças em nossas fronteiras vamos terminar apenas com as Linhas Santana e Benjamin Constant, já que o resto do interior seria mutilado”, frisou.
O vereador Carlos Evandro Luz lembrou que foi procurado pelos moradores e lideranças de Macieira buscando que este desmembramento fosse agilizado.
Destacou ainda que no município e Caçador a Linha Tamanduá é uma das mais produtivas e com uma perspectiva financeira acentuada, representando, atualmente, o equivalente a um terço da arrecadação de Macieira.
Para Carlão, Caçador estaria abdicando de receita que para ele (Caçador) talvez não tenha a mesma representatividade se comparada a Macieira, mas que de qualquer forma se tornaria uma perda expressiva para a sua economia.
“O que levou a esta solicitação por parte da comunidade realmente foi certo abandono no atendimento às suas pretensões, notadamente melhorias na malha viária e outras ações. No entanto, a prefeitura está recompondo a via e dando a atenção que aqueles moradores merecem. Penso que o caso deve ser analisado com maior profundidade e isso poderá ser feito através de uma audiência pública”, afirmou.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR