Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O prefeito de Rio das Antas, Alcir José Bodanese, e o vice, Ingo Weiss, ambos do PMDB, tiveram aceito o pedido de anulação do processo que pedia a cassação de seus diplomas. A decisão foi tomada por cinco votos favoráveis e dois contrários no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite de quarta-feira, dia 2, em sessão extraordinária do colegiado.
Os ministros do TSE avaliaram que a exposição de uma escavadeira hidráulica, adquirida pelo Município antes do pleito eleitoral e exposta como forma de dar publicidade aos atos da Administração, não interferiu no resultado das eleições. Até então, ambos administravam através de uma liminar concedida pela Justiça. “A Justiça dos homens foi feita. Sabíamos de nossa inocência desde o início”, disse o prefeito.
Os magistrados aceitaram o recurso interposto pelo prefeito e seu vice contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina que havia cassado os seus diplomas. “Agora teremos validados nossos diplomas. Eles são dignos de todo nosso esforço. É uma conquista para Rio das Antas e não apenas para nós, pois fomos escolhidos pelo povo e é para ele que trabalhamos muito”, destacou Bodanese.
A ministra relatora da ação, Nancy Andrighi , enfatizou que a exposição da máquina não teve a capacidade de influenciar o resultado do pleito. Acrescentou também que a faixa colocada na escavadeira não mencionava eleição nem pedia votos a qualquer candidato. “As premissas firmadas no acórdão regional não denotam a existência de potencialidade, ao menos nos moldes da jurisprudência do TSE, relativas às eleições de 2008”, salientou durante sua fala.
O julgamento foi acompanhado por Bodanese, em casa, através da transmissão pela TV. “Foram momentos de muita apreensão. Mas agradeço a confiança do meu povo de Rio das Antas, que sempre acreditou em nossa honestidade e inocência. Foi um período muito complicado para nossa Administração, mas também pessoalmente. Foi um desgaste desnecessário, mas que depois de quase quatro anos se fez Justiça”, disse.
Durante a noite de quarta-feira, após tomarem conhecimento da decisão, uma grande manifestação pública tomou conta de Rio das Antas, reunindo uma quantidade significativa de cidadãos. O prefeito, Bodanese, e o vice, Ingo, foram recebidos com foguetes e comemorações. “Isso mostra a fé que este povo tinha em nós. Resta seguir trabalhando mais fortemente, como nunca deixamos de o fazer”, salientou Bodanese.
O vice, Ingo Weiss, sobrepõe a falta de Bodanese e destacou de que não havia a necessidade de um processo tão longo e desgastante. “Sabíamos que não tínhamos culpa e que estávamos corretos desde o início. Estamos mais tranqüilizados agora, coma decisão final dos ministros do Tribunal, mas sempre voltados a seguir com nosso trabalho em prol de nosso amado município, Rio das Antas”, completou Ingo.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros