Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PROGRAMA

Palestra sobre corrupção encerra atividades do mês dos vereadores mirins

Professor do curso de Direito da Uniarp e servidor público federal lotado no Ministério Público Federal, Ronaldo Francisco foi quem conduziu os trabalhos

01/05/2012 às 00:45

Imprimir

Encerrando as atividades de abril, os vereadores mirins de Caçador voltaram a se reunir, na no Plenário Joaquim Scolaro da Câmara Municipal, para mais uma etapa de capacitação. O tema abordado desta vez foi “Corrupção” e os trabalhos foram conduzidos pelo professor do curso de Direito da Uniarp e servidor público federal lotado no Ministério Público Federal, Ronaldo Francisco.
A primeira parte da palestra teve como foco mostrar aos mirins o funcionamento das instituições políticas. A partir daí, o profissional abordou a forma de arrecadação do Estado e a aplicação destes recursos em prol da população, onde, segundo ele, é o ponto crucial para o início da corrupção.
“É na aplicação desses recursos que, na sua grande maioria, nasce esta ‘doença’ chamada corrupção. Verificamos de que forma ela acontece, como por exemplo, num procedimento licitatório ou quando um servidor público utiliza-se do cargo em que ocupa ou dos recursos à sua disposição e que deveriam ser em beneficio do povo para outros fins, além das atitudes que os Poderes, e neste caso, o Legislativo, onde os mirins estão inseridos, podem tomar para combater a corrupção”, afirmou.
Por serem jovens em fase de formação, explica Ronaldo, se torna muito importante este trabalho de conscientização, tornando-os cidadãos críticos e comprometidos com o meio em que está inserido. “São jovens com a mentalidade em formação e, nós, enquanto adultos, temos a obrigação de direcioná-los da melhor maneira possível para que as mudanças que almejamos agora sejam concretizadas amanhã”.
Além do foco “corrupção na política” o profissional também abordou pontos importantes sobre a corrupção em outros meios, em atos simples do dia-a-dia no qual também se concretizam como atos corruptos.


 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR