Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Foi iniciado recentemente um trabalho de conscientização junto aos moradores do bairro Martello através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) onde acadêmicas do curso de Psicologia da UNIARP realizam palestras de cunho educativo
A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) é uma das parceiras da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Caçador. Recentemente foi iniciado um trabalho de conscientização junto aos moradores do bairro Martello através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) onde acadêmicas do curso de Psicologia da UNIARP realizam palestras de cunho educativo, com abordagem de temas que visam melhorar a autoestima das famílias.
A presidente da Rede Feminina Rosemary Costa Bayer destacou a importância da parceria com a Universidade também para uma pesquisa sobre os índices de câncer em Caçador visando subsidiar ações futuras de combate e prevenção da doença. “São 26 anos de trabalho junto a Rede Feminina e cada vez mais percebemos um número crescente de portadores de câncer, então é uma questão realmente preocupante, por isso é importante esta união de esforços”, explica.
Rosemary salienta que a intenção é prevenir a doença, envolvendo toda a comunidade, independente da classe social. “Os atendimentos na Rede são sazonais. No caso das mulheres da agricultura, no inverno elas não procuram o serviço. Nos intervalos entre uma cultura e outra elas até procuram, da mesma forma as professoras nas férias do meio do ano. Percebemos também que, infelizmente, as mulheres de classes mais elevadas são as que menos fazem o preventivo do câncer. São dados que os ginecologistas passam para a rede. Então a situação é preocupante”, completa Rosemary.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer atende mulheres de todas as idades de Caçador e região. O trabalho é realizado por voluntárias. “Estamos com uma equipe muito boa de voluntárias. São pessoas responsáveis, que atendem com amor todas que procuram a Rede e repassam orientações para prevenir esta doença tão triste”, relata.
Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP