Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Secretário Regional Beto Comazzetto solicita levantamento da situação nos municípios da SDR/Caçador
A Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio da Secretaria Itinerante de Combate à Estiagem, esteve em Videira, na quinta-feira (26) para atender e prestar assistência aos municípios afetados pela seca que atinge a região. Presente no encontro representando a Secretaria Regional de Caçador, esteve o gerente de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rovílio Ficagna, que nesta sexta-feira (27) apresentou os resultados da reunião ao secretário regional Beto Comazzetto.
Os municípios que decretaram estado de emergência e foram reconhecidos pelo Governo Federal receberam orientações para darem continuidade às ações de enfrentamento à seca. Conforme o diretor de Resposta aos Desastres, Major Aldo Baptista Neto, análises meteorológicas realizadas pela Epagri/Ciram indicam a propagação da estiagem até o final de junho. “A situação só deve ser normalizada com as chuvas de inverno, por isso estamos pedindo aos prefeitos que não baixem a guarda e não desmontem a estrutura criada para combater a estiagem. Vamos explicar como será a ação e verificar qual é a real necessidade dos municípios das SDRs de Videira e Caçador”, declarou.
Conforme Ficagna, na regional de Caçador dois municípios decretaram estado de emergência devido a seca, sendo Rio das Antas e Macieira. “A Defesa Civil fará diagnóstico da região nos próximos dias e na quarta-feira da próxima semana nos enviará um levantamento da atual situação dos municípios”, confirma.
Beto Comazzetto solicitou a Ficagna que encaminhe pedido aos prefeitos da região que decretaram a situação de emergência, para que forneçam relatório municipal das propriedades rurais e urbanas que necessitam de abastecimento de água para o consumo humano, devido a estiagem.
Os municípios ganharão tanques de polietileno de 5 mil e 10 mil litros, purificador de água Clorin e água mineral em vasilhame de 5 litros. Também serão disponibilizados caminhões-pipa, em um sistema de revezamento, administrado pelas SDRs, para o transporte de água potável. Estas ações são autorizadas pela Defesa Civil Nacional, através de portaria baixada na última semana. Foram destinados R$ 6,8 milhões para combater a seca no Oeste e Meio-oeste do Estado.
Em Santa Catarina, a estiagem já resulta em aproximadamente R$ 670 milhões em perdas de produção agrícola e afeta diretamente 700 mil pessoas. De acordo com o último relatório divulgado pela Defesa Civil, 137 municípios estão em situação de emergência.
30/04/2012 - 00:16 | eu
com tdo isso ainda tem gente q lava calçadas com mangueira.. e pior tem gente q acha q mangueira é vassoura...
Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP