Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Cursos técnicos e de formação inicial gratuitos pelo Governo do Estado atingem marca expressiva na região
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) instituído pelo Governo Federal e tendo convênio firmado com o Governo do Estado, atinge nos municípios de abrangência da Secretaria Regional de Caçador, o número de 337 alunos inseridos em cursos iniciados em 2012, nas cidades de Caçador, Matos Costa e Lebón Régis, com parcerias do Senai e Senac.
O Pronatec tem por objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (Fic) e de cursos técnicos de nível médio, oportunizando formação e emprego aos jovens. Os participantes possuem total isenção, sem custos de mensalidade, recebendo ainda material didático e alimentação, além de transporte geralmente em parceria com as prefeituras municipais. De acordo com a Gerência de Educação da SDR/Caçador, os números da regional estão entre os mais expressivos do Estado e o Senac irá realizar visitas aos municípios de Calmon, Timbó Grande, Macieira e Rio das Antas, apresentando cursos disponíveis e observando a demanda para implantação.
O Senai em Caçador possui em andamento quatro turmas, sendo Técnico em Celulose e Papel (40 alunos); Técnico em Eletromecânica (36 alunos); Técnico em Eletrônica (13 alunos) e Técnico em Segurança do Trabalho (11 alunos). No Senac são cinco turmas em Caçador, sendo duas de Técnico em Administração (35 alunos cada); duas de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (35 alunos cada); e Auxiliar Administrativo iniciou nesta quarta-feira (25) com 30 alunos. A instituição ainda mantém o curso de Auxiliar Administrativo em Lebon Régis (35 alunos) e Matos Costa (32 alunos).
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Beto Comazzetto, a formação técnica oferecida agregada ao ensino médio, já que o Pronatec envolve estudantes de 2º e 3º anos das escolas estaduais, servirá para que vislumbrem um mercado de trabalho com as portas abertas nos próximos anos, ainda mais com estudos realizados em instituições de renome nacional. “O que o Governo do Estado deseja com programas como este não é somente oferecer uma alternativa de conhecimento, mas sim formar cidadãos capacitados e com expectativa de qualidade de vida e renda familiar desde sua juventude. Preparar os jovens desde cedo, é preparar o Estado e o país para um futuro muito melhor”.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão